A circulação de pessoas e veículos nos principais pontos turísticos de Apucarana estará restrita neste sábado e domingo (15 e 16/05). A exemplo do que já ocorreu em outras ocasiões desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura determinou o fechamento do bosque municipal (antigo Parque das Aves), bem como restringiu e fiscalizará o acesso de visitantes, proibindo o estacionamento de veículos em pontos estratégicos dos Parques Ecológico da Raposa e do Jaboti.
A medida sanitária, que tem caráter preventivo à disseminação do vírus, segue recomendação da Secretaria Municipal de Saúde diante do registro de aumento do número de novos casos. “Nossa luta é pela preservação da vida e não vamos medir esforços para proteger a nossa população. A vacinação está avançando dentro dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização, mas não podemos baixar a guarda. Usar máscara de proteção, higienizar sempre as mãos, não aglomerar com outras pessoas e só sair de casa quando estritamente necessário continuam sendo as melhores formas de prevenção”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.
A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o agente Reinaldo de Andrade, os locais de estacionamento proibido vão estar demarcados com cavaletes e fitas zebradas. “Pedimos a colaboração dos condutores para que respeitem as barreiras. Também vamos cobrar o uso de máscaras e o distanciamento social entre os frequentadores que acessarem o local a pé”, comunica De Andrade. De acordo com ele, os bloqueios de acesso vão contar com apoio de agentes de trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e, em certos pontos, somente moradores de ruas que dão acesso aos parques terão permissão para passar.
A escalada do número de novos casos da Covid-19, aponta a Secretaria Municipal de Saúde, está ligada à comemoração do Dia das Mães. “Infelizmente é um cenário que está associado às confraternizações familiares”, confirma Roberto Kaneta, secretário da pasta. Nos últimos dias, o Pronto Atendimento do Coronavírus tem diagnosticado diariamente cerca de 90 pessoas com a Covi-19. Desde o início da pandemia, 285 apucaranenses perderam a vida devido a doença.