Por meio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado a Autarquia Municipal de Educação, a Prefeitura de Apucarana acaba de renovar a sua parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), para a oferta de mais um pacote de cursos técnicos.
O contrato, já assinado pelo presidente do IFPR, Odarci Zanata, foi referendado ontem pelo prefeito Beto Preto e a secretária de educação, Marli Fernandes. A partir de agora, o documento segue para a chancela da Câmara de Vereadores de Apucarana.
“Nosso Polo da Universidade Aberta do Brasil atende atualmente pouco mais de mil alunos da região e também muitos outros estados, já que o sistema é de aulas on line, com alguns módulos presenciais”, destaca o prefeito Beto Preto.
Segundo ele, no caso da parceria com o Instituto Federal do Paraná, o contrato está sendo renovado neste ano. “Os cursos ofertados são de Técnico em Logística, Técnico em Administração, Agentes Comunitários de Saúde, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho, com quarenta vagas para cada um deles”, informa Beto Preto.
A secretária Marli Fernandes explica que a duração dos cursos é de dois anos, com aulas on line e atividades presenciais uma vez por semana. “Nós ficamos incumbidos da divulgação dos cursos, seleção de alunos, disponibilização de estrutura física e tecnológica, além de professores-tutores”, assinala a secretária.
Pelo contrato renovado, o Instituto federal do Paraná se responsabiliza por ministrar os cursos, coordenação pedagógica e fiscalização do funcionamento do polo de apoio presencial. “Os cursos são de excelente nível e preparam jovens e adultos para o mercado de trabalho, garantindo melhor empregabilidade a todos alunos de Apucarana e região”, avalia Beto Preto.
A secretária de educação Marli Fernandes anuncia que pela qualidade e porte da estrutura física e técnica do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Apucarana, existem condições para dobrar a oferta de vagas para alunos de todo o país nos próximos anos. “Temos como instituições parceiras a UEL, Unicentro, UEPG, Fiocruz, IFPR, UFPR, UFISC-SC e a UTFPR. E para este ano devemos fechar novas parcerias com a UEM, UENP e Unioeste”, anuncia a secretária.
Menor aprendiz com o SESC
Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Qualificação Total – ligada à Secretaria de Assistência Social -, também renovou ontem a parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC). Foi firmado o convênio do Programa “Futuro Integral”, ofertado pela Fecomércio, via Sesc.
Com o convênio fica renovada a oferta de cento e cinqüenta vagas para adolescentes, no período de um ano através do “Pré-Aprendiz”, mediante a parceria do SESC com a Qualificação Total. A renovação do contrato foi referendada pela gerente do SESC Apucarana, Andreia Rinaldi; secretárias Ana Paula Nazarco (Assistência Social), Jossuela Pinheiro (Esportes e Juventude) e Luiz Vilas Boas e Dorival Miguel da Silva (Qualificação Total).
O prefeito Beto Preto agradeceu Andréia Rinaldi pelas boas parcerias mantidas com a Fecomércio, por meio do SESC de Apucarana. “Mantemos ótimas parcerias com o SESC em eventos e jogos, além de atividades de lazer e de inclusão – como cursos de informática -, para a terceira idade”, lembrou o prefeito.
Clique para ouvir esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/beto-preto-convenio-itfpr-09-04-18
Marli Fernandes- secretária Municipal de Educação
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/marli-fernandes-convenio-ifpr-09-04-18