A Estratégia Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana divulgou hoje (07/11) o resultado do “Outubro Rosa”, mês dedicado ao atendimento de mulheres na faixa etária de menores de 25 anos a maiores de 64 anos de idade. Somente em exames preventivos de câncer de útero, foram realizados 1.171 procedimentos. No período de janeiro a setembro, 4.303 exames foram realizados na rede de atenção básica. Ainda com respeito ao “Outubro Rosa”, os atendimentos realizados compreenderam 878 solicitações de exames de mamografias; 856 testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, além de 26 palestras nutricionais voltadas ao câncer de mama e do câncer do colo do útero; atividades físicas e uma roda de terapia.

De acordo com o enfermeiro Amós Leandro Antunes, coordenador da Estratégia Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, os números apresentados estão diretamente relacionados à conscientização da mulher e a intensa campanha de divulgação sobre os riscos da doença. “O que observamos, não apenas no mês de outubro, mas no decorrer do ano, que as mulheres estão preocupadas com a própria saúde e por esta razão buscam as unidades de saúde para a realização dos exames preventivos”, manifesta Antunes.

Outro ponto positivo, destaca o enfermeiro, é a forma com que as pacientes são acolhidas na rede de atenção básica. “Todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde foram capacitados para acolher as mulheres em busca de atendimento, oferecendo todas as informações necessárias sobre a doença e como proceder a partir dos diagnósticos”, informa o coordenador da ESF.

NOVEMBRO – Depois de voltar as atenções à saúde da mulher, agora é a vez dos homens. Já está em andamento o “Novembro Azul”, com campanhas a prevenir o câncer de próstata, o segundo tipo mais incidente em homens no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. Em Apucarana, todas as UBS receberam orientações da coordenação da Estratégia Saúde da Família para que realizem ações com vista a orientar os homens sobre os cuidados a serem tomados para evitar a doença.

No Paraná, em 2015, foram registrados 932 óbitos pela doença. Neste ano, já são 668 mortes contabilizadas. Para se prevenir, além das consultas periódicas, recomenda-se ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e manter um bom estado psicológico.