Com o intuito de abrir as portas do mercado de trabalho para pessoas que já atingiram os 50 anos de idade, acontece nesta terça-feira (03/10), das 9 às 17 horas, no Espaço das Feiras, a primeira edição do Projeto “Empregabilidade 50+ Apucarana”.
A iniciativa, que vai oferecer 312 vagas para diversas formações na indústria, comércio e prestadores de serviços, é uma ideia do Fórum Desenvolve Apucarana e Câmara de Ensino Superior de Apucarana (CESA), sendo uma realização conjunta com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Agência do Trabalhador, com apoio de entidades, associações, sindicatos e empresários locais.
Além de cadastro de currículos e encaminhamento para entrevistas dentro das vagas disponíveis, os trabalhadores que participarem do evento terão orientação para preparação de currículo, elaboração de perfil profissional, acesso a cursos de capacitação gratuitos e uma série de outras políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura. “Apucarana vive momento de pleno emprego e economia diversificada. A Agência do Trabalhador mantém uma média de 500 postos de trabalho abertos todos os dias e, com certeza, esta ação irá promover mais oportunidades para a reinserção no mercado de trabalho para quem já chegou aos 50 anos”, justifica o prefeito Júnior da Femac, acentuando que a estimativa é de que Apucarana tenha cerca de 30 mil trabalhadores nesta faixa etária.
Responsável pela captação de vagas para o feirão 50+, o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, afirma que das 312 vagas oferecidas, 128 não necessitam de experiência. “São diversas oportunidades para quem já passou dos 50 anos e quer recomeçar a vida profissional em outra atividade, pois são vagas que não exigem experiência anterior na função”, argumenta Leiroz.
Membro do Fórum Desenvolve Apucarana e um dos idealizadores do projeto, Luiz Sérgio Hilário, reforça que durante o “Empregabilidade 50+ Apucarana os participantes do feirão de emprego terão acesso ainda à ginástica laboral, aferição de pressão arterial e orientação médica. “Uma iniciativa abrangente, capacitadora e inclusiva, que visa promover a igualdade e proporcionar oportunidades profissionais para pessoas com idade superior a 50 anos, colaborando para que ocupem lugar de destaque no mercado de trabalho”, diz Hilário.
Segundo destaca a secretária Municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, a ação sugerida pelo Fórum Desenvolve Apucarana e Câmara de Ensino Superior de Apucarana (CESA), está afinada com os propósitos da atual administração, que tem como foco o ser humano. “O “Empregabilidade 50+ foi prontamente encampado pela gestão do prefeito Júnior da Femac, pois é um projeto que valoriza o trabalhador com mais de 50 anos, enaltecendo na sociedade habilidades e experiências adquiridas por pessoas nesta faixa etária durante a vida, além de abrir possibilidades para que se mantenham produtivos ao incentivar a relação social ativa”, assinalou Jossuela, pontuando que o perfil do trabalhador 50+ se baseia “na experiência, na habilidade para o trabalho em equipe, na produtividade, boa comunicação, esforço para se atualizar e na sua capacidade de planejamento”. No encerramento do feirão, a partir das 17 horas, será realizado Baile da Terceira Idade.