O prefeito Beto Preto, que está cumprindo agenda em Brasília desde segunda-feira (12), foi informado no início da manhã sobre o falecimento do radialista Pinga Fogo. Ele lamentou a perda do comunicador, muito respeitado em todo o Paraná pela sua simplicidade e dono de grande popularidade e audiência, principalmente no rádio.
“Decretamos luto oficial por três dias em Apucarana, em respeito à perda do grande comunicador Benedito Cláudio Pinga Fogo de Oliveira, que ocupava os microfones da Rádio Nova AM. Nosso ato é justificado pelos relevantes serviços prestados por ele ao longo de décadas na cidade, sempre favorecendo os mais humildes em diversas campanhas, no Natal, Páscoa e Dia das Crianças”, informa o prefeito Beto Preto, acrescentando que as bandeiras do Centro Cívico José de Oliveira Rosa já estão a meio-mastro.
O radialista faleceu por volta das 5 horas desta terça-feira, no Hospital Paraná, em Maringá, onde estava internado há algumas semanas, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O corpo está sendo velado desde às 12 horas, na Capela do Prever, em Maringá, e a partir das 19 horas, passa a ser velado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Jandaia do Sul. O sepultamento está marcado para a manhã desta quarta-feira, no Cemitério Municipal de Jandaia do Sul.
Pinga Fogo, que trabalhava como vigilante em Jandaia do Sul se iniciou como radialista pelas mãos do colega João Vrena, da Rádio Guaicará (Mandaguari), onde atuava como correspondente. Depois passou a apresentar um programa policial na Rádio Cidade (Jandaia do Sul), isso tudo nos anos 70. Sua trajetória no rádio norte-paranaense já durava mais de 40 anos e, mais recentemente, passou a atuar também como apresentador de televisão, na afiliada da Rede Bandeirantes, em Maringá.
Conforme destaca o prefeito Beto Preto, Pinga fogo fez história no rádio com um perfil combativo e crítico, sempre atuando na defesa dos mais humildes e necessitados. Em razão desse perfil, o radialista sempre foi muito respeitado e querido por todos os paranaenses”, enaltece Beto Preto.
O prefeito lembra ainda que com esta conduta e grande popularidade, Pinga Fogo foi incentivado e acabou eleito deputado federal nos anos 80 com estrondosa votação. “Porém, o amor pelo rádio falou mais alto em seu coração e ele decidiu deixar a Câmara Federal para se dedicar exclusivamente à comunicação, que era realmente a paixão da sua vida”, relata.
“Registramos nossas condolências à esposa de Pinga fogo, Dona Lilian e seus filhos, que também atuam no rádio, Cláudio Augusto Pinga Fogo de Oliveira, Dreyer Soares Pinga Fogo de Oliveira e Juliano André Pinga Fogo de Oliveira e Sérgio Pinga Fogo de Oliveira”, conclui o prefeito.
O vice-prefeito Junior da Femac vai representar o prefeito Beto Preto no funeral do radialista Pinga Fogo de Oliveira, acompanhado de secretários, superintendentes e diretores de diversos setores da administração municipal.