Pequenos, médios, empreendedores individuais (MEI’s) e até trabalhadores autônomos apucaranenses acessaram mais de R$15 milhões em microcrédito através de contratos firmados entre janeiro de 2021 e setembro deste ano. Embora tenha atendido diversos segmentos econômicos, grande parte dos recursos liberados foi disponibilizada a empreendimentos da área do vestuário e da indústria têxtil, setores em que o município é líder no Paraná.

A informação é do prefeito Júnior da Femac, que celebrou o resultado do município nesta quarta-feira (09/10). Ele lembra que através da Prefeitura de Apucarana, os chamados “pequenos” têm as portas abertas para o crescimento. “Mantemos uma política de acolhimento e fortalecimento dos empresários locais, sobretudo os de menor porte. Sabemos da importância que possuem na nossa economia e, por isso, além da facilitação de acesso a microcrédito, também atuamos em ações de capacitação e assessoria, com parceria do Sebrae Apucarana, bem como incentivo de participação em processos de aquisição de produtos e serviços por parte do poder público, as chamadas “Compras Públicas”, que tem forte envolvimento do Comitê Gestor para pequenos e médios negócios”, cita o prefeito Júnior da Femac.

O balanço de liberação de microcrédito a partir de janeiro de 2021 até setembro deste ano inclui contratos liberados pelo Microcrédito Fácil (Sala do Empreendedor), pelo Banco da Mulher Paranaense (atendimento em guichê especial na sede da prefeitura) e em negociações efetivadas diretamente com cooperativas credenciadas junto a Garantinorte, onde a prefeitura tem aportado R$1 milhão. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados práticos das ações municipais de incentivo ao setor. Apucarana é polo estadual da área do vestuário e da indústria têxtil. E, ao analisarmos os números, constatamos que dos R$15 milhões de recursos liberados nos últimos quatro anos, uma grande fatia foi absorvida pelo setor de confecções, que é um dos principais segmentos geradores de renda e empregos no município”, reforça o prefeito Júnior da Femac.

O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, detalha que os resultados apresentados ao prefeito Júnior da Femac. “Realizamos um levantamentos de janeiro de 2021 e setembro deste ano. Neste período, através de programas coordenados localmente pela Prefeitura de Apucarana, através da Sala do Empreendedor (Microcrédito Fácil), Banco da Mulher Paranaense e Paraná Recupera, todos com aporte da Fomento Paraná do Governo do Estado, foram celebradas 622 operações, totalizando disponibilização de R$ 6.546.166,99 em microcréditos. Deste total, R$ 2.291.154,47 (35%) foram para empreendimentos no setor de confecções”, informa Estrope.

Ele relata que outra modalidade de liberação de crédito ao setor produtivo começou a vigorar em março de 2023. “A Prefeitura de Apucarana, com aprovação do Legislativo, firmou à época termo de cooperação de crédito com a Garantinorte, que se consolidou como uma ação de estímulo ao desenvolvimento e o crescimento econômico de Apucarana”, diz o secretário municipal.

De acordo com ele, com aporte de R$1 milhão por parte do município a título de fundo de reserva para créditos liberados, em um ano e meio foram disponibilizados cerca de R$8,6 milhões para microempreendedores de Apucarana. “Deste total, quase R$3,6 milhões (42%) foram liberados para microempresas do segmento de vestuário”, ilustra Estrope. Ele explica que a Garantinorte é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), que atua no Norte do Paraná. “Com o aporte de recursos públicos, ela pode avaliar e liberar cartas de garantia para que pequenos empreendedores pudessem obter empréstimos junto a cooperativas de crédito, como o Sicred, Cresol, Sicoob Aliança, Unicred e Uniprime, e aplicassem no crescimento de suas atividades empresariais”, concluiu o secretário.