Uma nova obra literária registrando a história de Apucarana foi lançada no último sábado pela prefeitura, no Cine Teatro Fênix. O livro “Alma e História das Ruas de Apucarana – Volume 2”, escrito pelo jornalista e escritor Fernando Klein, traz em suas 202 páginas, a biografia de 21 personalidades que dão nome a ruas da cidade.
Lançado pela Prefeitura dentro das comemorações dos 80 anos de Apucarana, a cerimônia foi marcada pela presença de familiares dos nomes de ruas homenageados. Edite Balan Huszcz, neta de Alexandre Balan, que dá nome de uma das ruas do Parque Bela Vista, sem esconder a emoção, disse que o avô chegou em Apucarana em 1936 e hoje a família já forma sua quinta geração que nunca saiu de Apucarana. “Todos escolheram essa linda cidade para formar família e viver”, relata. “Esse livro é maravilhoso e faz uma justa e bela homenagem aos pioneiros que ajudaram a construir a Apucarana de hoje”, acrescenta Edite.
Principal incentivador dos livros sobre as ruas de Apucarana e os cidadãos homenageados, o prefeito Junior da Femac destacou o momento de emoção que todas estavam vivenciando no lançamento do livro. “Sou fruto, somos fruto das escolhas que seus familiares fizeram ao decidirem ficar em Apucarana, mesmo em uma época difícil sem luz, sem asfalto. Essa noite é para fazer reconhecimento a esses pioneiros que construíram essa obra de arte que é Apucarana”, afirma o prefeito Junior da Femac.
O vereador Rodrigo Liévore, reiterou que o livro “é um reconhecimento à importância de todos os nomes que dão nomes às ruas em Apucarana e uma forma de honrar todos os pioneiros.” O evento também foi prestigiado pela vereadora Jossuela Pirelli.
A secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar, observou que “cada história dos pioneiros é comovente. Todos tem uma trajetória linda que ajudou a construir a alma de Apucarana.”
O primeiro volume de “Alma e História das Ruas de Apucarana” foi lançado em fevereiro de 2021, com ampla repercussão, o que motivou a publicação de uma nova edição com novas biografias de pioneiros e personalidades que nomeiam ruas da cidade. O primeiro volume se concentrou nas ruas do centro. A nova edição priorizou ruas da periferia, como as ruas Cristiano Kussmaul, Rafael Sorpilli, Rosa Ribeiro Zacarias, entre outras.
O escritor das duas edições, o jornalista Fernando Klein, agradeceu o apoio da família. “Minha esposa e meu filho testemunharam a batalha para escrever esse livro, um projeto que tenho orgulho e um legado meu para o futuro”, disse Klein, estendo seu agradecimento aos familiares dos homenageados que abriram a porta de suas casas para recebê-lo.
Klein manifestou um agradecimento especial ao prefeito Junior da Femac por investir na cultura. “Ele é um incentivador e um dos idealizadores desse projeto junto comigo”, disse Klein.
Junior da Femac informou que exemplares do livro serão entregues em todas as escolas municipais e estaduais; em todas universidades e faculdade; e ainda vai ficar à disposição da população na Biblioteca Municipal, na Praça 28 de Janeiro e no Cine Teatro Fênix, “para toda população ter acesso e saber o que essa obra de arte traz para cada um de nós.”
Capítulos do livro
- Alexandre Balan
- Antonieta Silva Lautenschlager
- Benevides Mesquita
- João Braga Côrtes
- Casemiro Blanski
- Izidoro Luiz Cerávolo
- José Ciappina
- Cristiano Kussmaul
- Denhei Kanashiro
- Diva Nadir
- Gregório Holak
- Jamil Soni
- João Baptista Boscardin Junior
- Nicolau e Pedro Kowalski
- Família Menegazzo
- Miguel e João Raduy
- Rafael Sorpilli
- Rosa Ribeiro Zacarias
- Suzana e Joaquim Diogo Pacheco
- Roberto da Silveira, Souza Naves e Corifeu de Azevedo Marques
- Frankó e Marie Curie