A Prefeitura de Apucarana tem garantido melhorias nas estradas da zona rural. Desde o inicio do ano mais de 70 km de estradas foram recuperados, e nos últimos meses a recuperação aconteceu mais efetivamente na Estrada dos Bertassos (6 km), Estrada dos 100 alqueires (4,5km) e Estrada da Juruba (6 km). Todas elas foram readequadas com limpeza geral, limpeza das caixas de contenção de enxurradas e a construção de lombadas. Além disso, nos últimos 30 dias foram construídas quatro novas pontes na Estrada do Moinho Velho sobre Rio Tuelo, Estrada do Cachorro sobre o Rio Barra Nova, Estrada da Ubatubinha sobre o Rio Ubatubinha e Estrada São Luiz sobre Rio Pinhalzinho, e também foi feita a recuperação de uma outra ponte da Estrada Odair Costa sobre o Rio Barra Nova. Os trabalhos são executados pela Secretaria de Serviços Públicos.
Segundo o servidor Mauro Toshio Kitano, diretor responsável por acompanhar as frentes de trabalho, além de vários operários municipais a prefeitura está atuando com seis caminhões, duas patrolas, uma retroescavadeira hidráulica, um trator-esteira e uma pá-carregadeira. “Os trechos recuperados estavam bastante ruins e agora estamos devolvendo à comunidade rural nas condições ideais. Além da recomposição de toda a base”, detalhou.
Apucarana conta com cerca de 600 quilômetros de estradas rurais. “O desafio é grande, mas não maior do que o nosso compromisso em buscar sempre oferecer o melhor para a nossa zona rural”, disse o prefeito Beto Preto. Ele lembra que a prefeitura adquiriu novos maquinários, que estão contribuindo para os avanços dos serviços. “Com R$2,3 milhões financiados pelo governo estadual, através do Paranacidade e Fomento Paraná, promovemos um grande investimento na modernização do nosso parque de máquinas”, recordou o prefeito.
Ao todo foram adquiridos seis caminhões, uma pá-carregadeira, duas motoniveladoras e uma miniescavadeira (Bob Cat), que representam uma renovação de 80% da frota. “Os serviços agora podem ser realizados com mais agilidade e qualidade”, ratifica o secretário Municipal de Serviços Público, Jaime Gonçalves. Ele destaca que a conquista dos recursos que possibilitou a compra dos novos maquinários teve apoio direto do secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado, Ratinho Júnior, e do próprio governador Beto Richa.