A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) anunciou nesta segunda-feira (06/04) a expansão da rede de informática junto às unidades básicas de saúde (UBS). O sistema de agendamento de consultas, requisição de medicamentos e exames laboratoriais, que hoje está interligado com a central em apenas 10 unidades básicas, vai chegar a 100% das ubs, com investimentos na rede de computadores existente nas demais 17 unidades da rede pública de saúde da cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Preto (PT) e pelo secretário de Saúde, Roberto Kaneta, durante reunião com enfermeiros responsáveis por ubs e outros servidores da autarquia. “Com isto teremos grandes ganhos, sobretudo com a otimização de tempo e recursos financeiros”, disse o prefeito, elencando que “as melhores situações na saúde pública são: cumprir as metas e atender aos índices mínimos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
“Nós, enquanto gestão pública, estamos realizando importantes esforços para melhorar as condições de trabalho dos servidores e atendimento ao cidadão. Vocês (funcionários das ubs) são os olhos, os ouvidos, os braços e mãos da administração junto à população, por isto aproveito este encontro para reforçar a orientação para que ajam sempre no sentido de humanizar o atendimento e para que não deixem faltar material. Isto não pode acontecer. Coloca no sistema (de informática) que não vamos deixar faltar”, disse Beto.
O trabalho técnico que possibilitará a interligação, via internet, dos computadores existentes nas 27 unidades básicas de saúde, à central administrativa da AMS, teve início nesta semana. “Em breve teremos um melhor controle dos atendimentos feitos aos pacientes, o que hoje não é possível. Os dados registrados nas 17 unidades de saúde ainda não interligadas, atualmente são coletados com o uso de um “pen-drive”. Hoje se o paciente passa pela UPA e pela UBS, e o médico solicitar os exames que ele realizou em cada etapa, não temos condições de atendê-lo. Realidade que vai mudar com o novo sistema de informatização”, exemplificou Roberto Kaneta, secretário da Saúde.
Os investimentos anunciados pela AMS, segundo pontuou o secretário da Saúde, são mecanismos iniciais para a implantação do prontuário eletrônico. “Isto está no planejamento que temos para que o paciente da rede SUS, em Apucarana, tenha um atendimento cada vez melhor”, finalizou.