Numa ação dentro da campanha Agosto Azul, que incentiva homens a cuidar da saúde, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), está realizando neste mês uma intensificação voltada à prevenção e diagnóstico do câncer bucal. O público alvo são homens, principalmente os que se enquadram dentro de fatores de risco, como fumantes, consumo bebidas alcoólicas e exposição excessiva ao sol.
A iniciativa visa alertar os homens a buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazer uma avaliação da sua saúde bucal. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas, onde serão avaliados por um especialista em lesões buscais e se necessário realizar biópsia.
Para reforçar essa intensificação nas UBS, vai acontecer o Dia D, no dia 25 de agosto, um sábado. Nesta data haverá atendimento para homens, no Centro de Especialidades Odontológicas, entre 8 horas de 12 horas, quando será realizada avaliação clínica, esclarecimentos sobre o auto-exame e em alguns casos biopsias.
Estatísticas da AMS apontam um crescimento no número de câncer de boca em Apucarana nos últimos anos. Em 2015 foram diagnosticados 3 casos; em 2016, 4 casos; em 2017, 7 casos; e até julho deste ano são 6 casos.
“Entre os 7 casos de 2017, seis são homens e uma mulher, todos com idade acima de 50 anos e fumantes. Portanto, a causa mais provável para o desenvolvimento da doença foi o cigarro”, alerta o dentista Fábio Bianchi, especialista em lesões bucais e integrante da equipe profissional do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Autarquia Municipal de Saúde. “O fumo do narguilé é um fator de risco, tanto quanto o cigarro”, enfatiza Bianchi, alertando que entre os pacientes de 2017, 4 foram a óbitos, e entre os de 2018, são 2 óbitos.
O aumento do diagnóstico da doença no município também pode ser justificado pelo trabalho voltado a saúde bucal que passou a ser intensificado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) há cerca de 2 anos. O dentista César Verona, coordenador do Departamento de Odontologia da AMS, enfatiza que o atendimento de pacientes com suspeita de câncer bucal é continuo na rede de atenção básica. “Os dentistas que atuam nas unidades de saúde de Apucarana estão aptos a recepcionar os pacientes e realizar os exames iniciais”, esclarece Verona.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima em torno de 15 mil novos casos de câncer de boca por ano no país e cerca de mil no Paraná. Este tipo de câncer quando diagnosticado precocemente as chances de cura sem seqüela passam de 80%.
O principal grupo de risco são homens acima de 40 anos que fumam ou fazem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A exposição ao sol sem proteção também é considerado um fator de risco para o câncer de boca. No Paraná, o Inca estima 930 casos por ano em homens e 190 em mulheres.
Primeiros sinais que podem indicar câncer bucal:
Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.
Clique e ouça esta matéria
Edmundo Cesar Verona- coordenador Saúde Bucal AMS
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/edmundo-cesar-verona-cancer-bucal-13-08-18
Fábio Bianchi- Odontologista especialista em lesões bucais
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/fabio-bianchi-cancer-bucal-13-08-18