Desde as 7h desta segunda-feira (7), Apucarana iniciou o funcionamento do Pronto Atendimento da Dengue, oferecendo assistência à população durante 18 horas ininterruptas, todos os dias da semana — inclusive aos sábados e domingos — até a 1h da madrugada.
O espaço está instalado no térreo do prédio onde funcionará o futuro Hospital de Apucarana, localizado na Rua Miguel Simião, entre as ruas Munhoz da Rocha e Clotário Portugal, nas proximidades do shopping.
A estrutura conta com triagem, três consultórios médicos com atendimento simultâneo, salas de hidratação, medicação e espera. O espaço interno é destinado exclusivamente aos pacientes, enquanto os acompanhantes contam com área externa para apoio e espera.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, esclarece que o acesso se dá pela lateral do prédio. “A pessoa chega com encaminhamento da UBS, realiza o cadastro na recepção, passa pela triagem e aguarda pela consulta na sala de espera”, detalha o secretário, acrescentando que as salas de hidratação e medicação – caso sejam prescritas – também funcionam no mesmo local.
De Paula reitera que o plantão 18 horas tem o objetivo de centralizar o atendimento dos casos, atualmente absorvidos pelas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A orientação é que a pessoa venha com o encaminhamento da UBS, isso para garantir o controle e o acompanhamento adequado da equipe de saúde”, observa o secretário, garantindo que todas as pessoas que forem até o Pronto Atendimento da Dengue serão atendidas.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que a iniciativa faz parte da Operação Guerra contra a Dengue, que mobiliza diversas frentes de ação no município. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto, agilidade e segurança no atendimento de casos suspeitos ou confirmados. A pessoa sai do Pronto Atendimento da Dengue com a medicação, os encaminhamentos e todas as orientações necessárias”, destaca.
O prefeito fez um agradecimento a toda equipe da Autarquia Municipal de Saúde e convocou a população para a guerra contra o mosquito da dengue. “Agradeço o trabalho de toda a equipe que se empenhou nos últimos dias para que a gente pudesse fazer a abertura do nosso Pronto Atendimento 18 horas. Aproveito para pedir à população que nos ajude nessa guerra contra dengue, fazendo a vistoria do seu quintal, eliminando qualquer tipo de foco do mosquito transmissor da doença”, solicita, afirmando que os casos mais freqüentes que estão sendo registrados são da dengue do tipo 3, que pode evoluir para formais mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.