Buscando impulsionar ainda mais o segmento, foi criada a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Apucarana e Região (APIMEL). Em evento realizado no Sebrae, foi aprovado o estatuto e, na mesma oportunidade, os associados escolheram os membros da diretoria, que ficarão à frente da entidade pelos próximos dois anos.

A criação da associação contou com o apoio da Prefeitura de Apucarana, por meio do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família.

O prefeito Junior da Femac lembra que o Município vem apoiando o segmento desde 2020, quando foi inaugurada a Casa do Mel. “O espaço é destinado ao desenvolvimento da Economia Solidária, que desde então tem sido também um entreposto para o processamento e comercialização de mel”, frisa Junior da Femac.

Neste período, o Município firmou parcerias com o Senar e ofereceu cursos destinados a meliponicultores, empreendedores da economia solidária, agricultores familiares e pessoas interessadas em conhecer a meliponicultura como oportunidade de negócio.

Com o crescimento do grupo, a Secretaria da Mulher sugeriu aos participantes que fosse criada uma associação e solicitou o auxílio do Sebrade para iniciar o processo. “De lá para cá, um time de especialistas do Sebrae deu todo suporte e orientação técnica aos empreendedores e, como resultado, foi criada a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Apucarana e Região”, afirma Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.

A APIMEL será presidida por Luis Carlos Delmachio, tendo como  vice-presidente Jaqueline de Araújo, como secretário Flavio Samuel de Freitas e no cargo de tesoureiro Sergio Bobig. A APIMEL tem como sede a Casa do Mel, situada na Avenida Aviação, 1525, na Vila Nova.

Publicações Recomendadas