O prefeito Beto Preto recebeu com muita satisfação as informações divulgadas nesta segunda-feira (9) pelo Ministério do Trabalho, por meio de mais uma pesquisa oficial do seu Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Constatamos que Apucarana aparece em destaque em âmbito estadual e também nacional, figurando entre as 100 cidades que mais geraram emprego no Brasil neste ano”, comenta Beto Preto.
A pesquisa do Ministério do Trabalho mostra que Apucarana ficou em oitavo lugar no Paraná, na geração de empregos, no período de janeiro a agosto deste ano. Já em âmbito nacional, Apucarana aparece em 82º lugar entre os municípios do País que são os maiores geradores de empregos.
Conforme pondera o prefeito, sua gestão vem trabalhando com ênfase nesta área desde 2013. “Estamos percebendo neste ano uma retomada dos investimentos no setor de bonés, camisetas, jeans e confecções em geral. Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer que neste panorama de empregabilidade em Apucarana, o setor da construção civil também tem uma participação relevante”, pontua ele.
O novo Plano Diretor de Apucarana contribuiu de forma efetiva para alavancar novos empreendimentos na construção civil. “Prova disso são os diversos condomínios que estão se erguendo no centro e em alguns bairros próximos”, assinala o prefeito.
“Apucarana também é forte na área de serviços, comércio e na agricultura e os resultados destes segmentos se somam com os números mais expressivos do pólo de confecções e da construção civil”, avalia Beto Preto.
Ao mesmo tempo, o prefeito assinala que, apesar da boa performance dos empregos formais, a cidade ainda mantém milhares de trabalhadores atuando na informalidade. “Junto com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIA) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale) a Prefeitura de Apucarana segue empenhada no trabalho de formalização das microempresas e facções, focando nas vantagens aos empreendedores”, assinala.
Outra vertente neste processo, de acordo com Beto Preto, tem sido a qualificação de mão de obra, com a oferta contínua de cursos técnicos em Apucarana. “Faço questão ainda de enaltecer a força econômica de Apucarana e a confiança dos empreendedores, a quem devemos todo o nosso respeito”, conclui o prefeito.