O prefeito Beto Preto (PT) anunciou ontem (quinta-feira – 10/01) o início da preparação dos postes que, dentro de 30 dias, começam a receber a instalação das 27 novas câmeras de vigilância. “Este é um trabalho importante que vem somar à estrutura de segurança já existente. No total, por enquanto, a cidade vai contar com 60 pontos sob monitoramento 24 horas. Ressalto, contudo, que o nosso compromisso, dentro no plano de governo, é de instalar 120 câmeras em pontos estratégicos”, disse Beto.
Os equipamentos foram conquistados pelo município junto ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública com Cidadania de Londrina e Região (Cismel), do qual Apucarana é integrante, e representam investimento na ordem de R$900 mil. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana, vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), esclareceu que a parte elétrica deve ser concluída pela Copel entre os dias 15 e 18 deste mês. “A preparação dos postes envolve a colocação de caixa metálica para acondicionamento do equipamento responsável pela recepção e emissão do sinal, fontes de energia, suporte e braço para a câmera”, explica. Ele contudo, lamentou as condições que o atual governo herdou o CCO – Centro de Controle Operacional. “Nos deparamos com um sistema deficitário, com falta de funcionários, por exemplo. Quando o padrão é um para cada 10 câmeras, encontramos a central com apenas um funcionário para vigiar as 33 câmeras e que ainda acumulava serviços administrativos”, relata Júnior.
O trabalho de preparação dos pontos é supervisionado pelo Idepplan e realizado por uma empreiteira licitada pelo Cismel, que também é responsável pela instalação de outras 153 câmeras em diversas cidades integrantes do consórcio, em uma ação que consiste na implantação do chamado “Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI R)”. Os investimentos no GGI R são na ordem de R$7 milhões.
Todos os novos pontos foram definidos por um grupo de trabalho, em reuniões técnicas com membros das forças de segurança e organismos afins, levando sempre em consideração a conveniência técnica, do ponto de vista da Segurança Pública.
Desde setembro de 2008, Apucarana já conta com 33 pontos sob monitoramento 24 horas, operacionalizados no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no quartel da Guarda Municipal.