O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou nesta terça-feira (01/04), em solenidade realizada em Curitiba, recursos na ordem de R$500 mil para o município de Apucarana. O repasse, que segue deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescência e chega via Fundo da Infância e Adolescência (FIA), será utilizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social para o fortalecimento das políticas públicas de atenção às crianças e adolescentes.
O prefeito Rodolfo Mota esteve presente no evento acompanhado da secretária municipal da Assistência Social, Fabíola Carrero, da secretária da Mulher e Assuntos da Família e primeira-dama, Karine Mota, e do vereador Sidnei da Levelimp. “Agradeço ao governador Ratinho e ao secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, por este olhar por Apucarana, destinando recursos que vão nos ajudar a fortalecer ainda mais as ações de garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse Rodolfo Mota.
Os recursos serão repassados na modalidade fundo a fundo e poderão ser usados de maneira autônoma pelo Município, podendo ser utilizados em materiais de consumo, pedagógico e esportivo, materiais de higiene e limpeza, artesanato e recreação, além do desenvolvimento de materiais de áudio, vídeo e foto, despesas com impressão de materiais gráficos, alimentos perecíveis e não-perecíveis, veículo e móveis. “Se o prefeito entender que precisa investir em uma política para o autismo, por exemplo, ele vai poder fazer esse investimento com esse repasse”, disse o governador Ratinho Júnior.
O secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, ressaltou a importância do apoio do Estado aos municípios. “Estamos inovando, dando a liberdade para que os municípios invistam os recursos no que consideram prioridade com base na legislação. É um repasse histórico, de R$ 159 milhões, o maior do Fundo da Infância e da Adolescência destinado para todos os 399 municípios do Paraná”, afirmou Carboni.