Depois de uma atualização parcial em 2014, o Plano Diretor Municipal de Apucarana vai passar por uma revisão completa neste ano.  A empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, de Londrina, vencedora da licitação, e que vai ficar à frente deste processo, promoveu hoje sua primeira reunião técnica com o prefeito em exercício, Junior da Femac, e a equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) da prefeitura.
No encontro, que aconteceu no gabinete municipal, o supervisor técnico da DRZ, Daniel Souza Lima, explicou o passo a passo de todo trabalho que a empresa irá realizar até apresentar o novo Plano Diretor, em novembro, para aprovação na Câmara Municipal. A equipe técnica DRZ vai contar com o apoio dos profissionais do Idepplan e de demais setores da administração municipal que de alguma forma possam contribuir neste processo.
“Fiquei satisfeito com o comprometimento demonstrado aqui hoje pela equipe da administração municipal em dar melhor de si para ajudar na elaboração deste novo plano diretor”, afirmou o diretor técnico da DRZ, José Roberto Hoffmann.
Foi dado ênfase a necessidade de promover uma mobilização para atrair a participação efetiva da comunidade neste processo, através de reuniões e audiências públicas. A primeira delas já foi agendada para o dia 12 de março, no auditório do CREA. “As audiências públicas serão levadas aos bairros, dando oportunidade a participação da população em geral”, garante superintendente Municipal de Relações com a Comunidade, Laércio de Moraes.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, lembrou que a cada 10 anos é preciso fazer uma revisão formal do Plano Diretor, e isto tem que acontecer neste ano já que a última foi realizada em 2008. “Em 2014 fizemos uma revisão parcial, através da própria equipe da prefeitura. A cidade estava engessada e tinha pontos cruciais que precisavam ser revistos. As poucas mudanças que fizemos podem ser sentidas por todos”, observou Junior.
Atualização de 2014 favoreceu a “verticalização” da cidade
A revisão parcial do Plano diretor, em 2014, garantiu avanços, principalmente no tocante à verticalização da cidade, graças à liberação de todas as áreas da cidade, para a construção de edifícios. “Hoje temos 20 prédios em construção em Apucarana, gerando emprego e renda. A revisão parcial do Plano Diretor contribuiu também de forma efetiva para alavancar a formalização de centenas de facções e hoje o município é o maior fabricante de vestuário no Paraná”, destacou Junior, que solicitou aos representantes da DRZ uma atenção especial no tópico “Código de Postura” dentro do novo plano, “o qual determina regras de convivências, como onde colocar uma placa, ou o que posso colocar na calçada.”
O diretor presidente do Idepplan, Lafayete Luz, disse que é uma satisfação ter a empresa DRZ assessorando na elaboração do Plano Diretor que, “com certeza vai dar um upgrade para cidade continuar avançando. A gestão Beto Preto e Junior da Femac é pujante e totalmente comprometida em promover o desenvolvimento da cidade.”
Um instrumento de desenvolvimento da cidade, de planejamento para o futuro, o novo Plano Diretor irá atualizar e definir o zoneamento urbano, código de postura, sistema viário, regulamentação de condomínios, regularização fundiária, Lei do meio Ambiente, e leis que regulamentam locais para instalação de torres de telecomunicações, entre outros pontos. “Enfim, vai definir o que pode e o que não pode em cada área do município, portanto mexe com a vida de todos”, definiu Lafayete.
 

Publicações Recomendadas