Apucarana está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. No total, o ranking Connected Smart Cities 2022 divulgado nesta terça-feira, dia 4 de outubro, traz dez cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba que conquistou, mais uma vez, a primeira posição.

Com dez municípios presentes no ranking, o Paraná é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas do Estado de São Paulo.

Conforme o estudo, Apucarana ocupa a 51ª posição, atrás de  Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°) e Cascavel (50º) e a frente de Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º).

O estudo Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

Para o prefeito Junior da Femac, avançar para esta posição de destaque neste conceituado ranking nacional de cidades inteligentes, é consequência da gestão estratégica, com foco em diversas áreas e muito planejamento. “Apucarana é campeã na geração de empregos na região. Tem uma indústria forte e diversificada, produzindo desde roupas até equipamentos eletrônicos e autopeças. Temos uma construção civil forte, comércio diversificado e presença forte dos cursos da área tecnológica em instituições públicas e privadas, que contribuem para que o conhecimento circule na cidade”, avalia Junior da Femac.

Ele destaca iniciativas como o “Conecta Apucarana”, que fomentam e viabilizam empresas ligadas à tecnologia. “Tudo isso acontece em parceria do poder público com a iniciativa privada e as instituições do ensino superior”, assinala.

Na área de meio ambiente, Junior da Femac destaca que o município atingiu 82% de cobertura com saneamento básico, e 99,5% da área urbana contemplada com pavimentação asfáltica. “Todos esses índices mostram que nós estamos no caminho certo. Isso é visível na cidade, por meio da atração de novas empresas na agroindústria e com a vinda constante de novas famílias de todas as regiões do Brasil para morar em Apucarana. Todo esse cenário se soma com a recente eleição do médico e ex-secretário de estado da saúde, Beto Preto, para ocupar uma cadeira na Câmara Federal”, conclui o prefeito Junior da Femac.

RANKING SMART CITIES

cidade posição no Paraná posição no Brasil
Curitiba
Maringá 20º
Londrina 24º
Foz do Iguaçu 35º
Cascavel 50º
APUCARANA 51º
Ponta Grossa 60º
Pinhais 62º
Pato Branco 77º
Guarapuava 10º 84º

 

Publicações Recomendadas