Apucarana começa a vacinar amanhã (sexta-feira) contra a Covid 19 pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, hipertensos e portadores de HIV. A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) também reforça segue até domingo a imunização de gestantes e puérperas com gravidez de risco intermediário e alto e com idade a partir de 18 anos.
“A partir de amanhã vamos avançar na imunização dos grupos prioritários das comorbidades, etapa já iniciada no último domingo com as pessoas com síndrome de down. Tendo doses, Apucarana vacina de domingo a domingo, sempre seguindo as orientações da nota técnica 467/2021 do Ministério da Saúde” informa o prefeito Junior da Femac.
A vacinação de diabéticos e hipertensos, bem como de gestantes e puérperas, inicia amanhã (7) e continua no sábado e domingo e é realizada no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru ou dentro do ginásio para quem for a pé, sempre no horário das 8h30 e 17 horas.
Já para os portadores de HIV a vacinação será amanhã e na segunda-feira (10). Não tem imunização para este grupo no sábado e domingo. “Diferentemente dos demais grupos prioritários vacinados nesta etapa, a vacinação dos portadores de HIV será realizada no NATTA, que é localizado na Rua Jamil Soni, ao lado da sede da Guarda Municipal”, esclarece o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Junior da Femac chama a atenção para os documentos que devem ser apresentados. Além do cartão do SUS e CPF e documento com foto, hipertensos e diabéticos precisam levar o Cartão Hiperdia ou declaração médica original. Aos diabéticos também há a opção de apresentar o cartão de insulina que é emitido pela 16ª Regional de Saúde ou Autarquia Municipal de Saúde ou ainda pelo Programa Farmácia Popular.
As gestantes e puérperas com gravidez de risco intermediário e alto e com idade a partir de 18 anos que também seguem sendo vacinadas até domingo o documento adicional a ser apresentado é a carteirinha da gestante, onde consta a informação sobre do risco da gestação, e ainda a carteirinha de vacinação. As puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias) devem levar a certidão de nascimento do filho.
“As gestantes que tomaram a vacina da gripe, tétano e hepatite devem esperar 14 dias para receber a vacina da Covid”, orienta o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Publicações Recomendadas