A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana divulgou hoje o balanço dos primeiros 15 dias da campanha de vacinação contra a gripe, acompanhada de uma nota de esclarecimento sobre a falta momentânea da vacina neste período. O município atingiu perto de 40% (38,94) da meta de imunizar 37.491 pessoas e iniciou a semana com estoque normalizado da vacina em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde está disponibilizando o atendimento contra os vírus da gripe.
O setor de epidemiologia da AMS emitiu o quadro (ver abaixo) completo da cobertura vacinal até o momento, o qual mostra um total de 14.027 pessoas vacinadas. O levantamento indica os idosos (pessoas acima de 60 anos) com o maior percentual de imunização até agora com 48%.
Segundo o coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, a 16º Regional de Saúde já repassou até o momento duas remessas da vacina para AMS, a primeira de 12 mil doses e a segunda de 8 mil doses. “Como houve grande procura logo nos primeiros dias da vacinação, tivemos um período entre os dias 19 e 20 de abril em que acabaram as vacinas em algumas UBSs. Mas a segunda remessa, recebida do dia 22 de abril, supriu a demanda e estamos fazendo a vacinação regularmente no momento”, afirma Luciano Pereira.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, explica que a vacina destinada a cada município pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, através das Regionais de Saúde, é distribuída por lotes. “No entanto, é garantido o repasse correspondente da meta de vacinação municipal até o final da campanha”, afirma Kaneta.
O prefeito Beto Preto assegura que todas as 37.491 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários em Apucarana irão receber a vacina contra a gripe. “Pode ocorrer, momentaneamente, de alguém buscar a vacina e não encontrar. Nestes casos peço paciência e retorne em outro momento conforme orientação que receber nos postos de saúde. Município, Estado e Governo Federal estão trabalhando em sintonia para que a campanha de vacinação não deixe uma pessoa sequer sem a imunização”, garante Beto Preto.

(((Quadro)))
Balanço da campanha da vacinação contra gripe em Apucarana

Idosos – meta 15.227                                   vacinados 7.301 (47,95%)
Portadores doenças crônicas – meta 11.247   vacinados 3.112 (27,7%