A Autarquia de Educação de Apucarana está investindo 240 mil reais, com recursos próprios, na compra de livros didáticos para a Educação Infantil ofertada por escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) de sua rede. No total, foram adquiridos 3.200 exemplares da coleção Prosinha, da editora Saraiva, sendo 800 unidades do nível 1(Jardim), 1.100 do nível 2(Pré I) e 1.300 do nível 3(Pré II).
Dentre todas as possibilidades, a coleção Prosinha foi escolhida por estar em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e por contemplar o estudo de currículo desenvolvido pela AME juntamente com as professoras da rede de ensino. Outra vantagem observada é a assessoria pedagógica e a formação continuada ofertadas, de maneira acessível, pela editora Saraiva.
“Estamos empenhados em garantir qualidade no aprendizado e formação das nossas crianças e isso justifica esse investimento inicial na adoção de material didático para o Jardim Infantil e o pré-escolar um e dois”, avalia o prefeito Beto Preto.
Segundo a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, esta é uma conquista inédita da Educação Infantil municipal, pois até hoje as professoras destas séries iniciais não dispunham de nenhum material norteador para o seu trabalho. “A prática mais comum nas nossas escolas e CMEIs, nas administrações passadas, era cada docente eleger o material de sua preferência para trabalhar com os alunos em sala de aula. Além de exigir muito esforço dos nossos funcionários, observamos que, desta maneira, era impossível ofertar uma educação em condições de igualdade para todos os alunos das diversas unidades escolares”, comenta.
Já a coordenadora da Educação Infantil da AME, professora Ângela Felipeto, garante que a qualidade da coleção Prosinha é compatível com materiais utilizados em escolas particulares. “Os livros apresentam propostas de atividades lúdicas e significativas, propiciando às crianças o contato com as diferentes áreas do conhecimento, distribuídas em seis eixos de trabalho: movimento, música, artes visuais, língua oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade”, disse.
A Educação Infantil é uma fase muito importante para o aprendizado da criança. Professora Marli explica que “é quando os professores começam a prepará-la para a alfabetização que será intensificada nos anos seguintes. Se ampararmos bem os nossos alunos de 3 a 5 anos, eles terão muito mais facilidade na sua caminhada escolar e certamente estarão plenamente alfabetizados antes do terceiro ano do ensino fundamental, como determina a legislação”, afirmou.
Neste sábado (12/07), a Autarquia de Educação e a Editora Saraiva farão o lançamento e a apresentação da coleção Prosinha para as docentes da Educação Infantil municipal, orientando-as quanto a sua utilização e tirando todas as dúvidas que possam surgir. O evento será no salão nobre da Prefeitura, das 8 horas da manhã ao meio dia. A distribuição das cartilhas para as escolas e CMEIs será realizada assim que a editora entregar todos os exemplares à AME.