Com a presença de delegações de 10 países e de 11 estados brasileiros foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (03/6), no Cine Teatro Fênix, o X Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável. As palestras e debates sobre Integração e Conhecimento: A Fé em busca da Sustentabilidade, tema central do evento, vão até quarta-feira e envolvem representantes de diversas denominações religiosas, como católicos, evangélicos, ortodoxos (ucranianos), hinduístas, muçulmanos, budistas e seguidores de religiões afrobrasileiras. Um dos principais aspectos destacados nos pronunciamentos durante a abertura do evento foi o caráter ecumênico e a busca do turismo sustentável a partir de uma visão de integração entre as diversas religiões.

Autoridades civis, militares e eclesiásticas foram convidadas a compor a mesa principal, na abertura do evento, entre as quais o deputado federal André Vargas, prefeito de Apucarana (Beto Preto), prefeita de Califórnia (Ana Mazetto), prefeito de Novo Itacolomi (Roberto Munhoz, o “Polaco da Pá”), vereadora Aurita Bertoli (representando a Câmara de Apucarana), Junior da Femac (vice-prefeito e diretor-presidente do Idepplan), Ednei Roberto Rosina Mansano (diretor-presidente da Fundação Cultural e de Turismo), major Émerson Saqueta (comandante do Corpo de Bombeiros), padre Célio Tarozo (reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia), Maria Aparecida Mendonça (presidente da União Regional Espírita), Dourival Simões (presidente do Conselho Mediúnico do Brasil), frei Marcelo Méndez (Opera Romana Pellegrinaggi – Vaticano), padre Carlos Alberto Chiquim (presidente da Associação Inter-religiosa de Educação), Ruben Moyano (coordenador técnico da Pastoral de Turismo), Gamal Oumairi (diretor da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná), irmã Adelina (representando o Santuário de Madre Paulina – Nova Trento) e padre José Hadada, da Paróquia Divino Espírito Santo (rito ucraniano).

ACOLHIMENTO

O prefeito de Apucarana destacou que o turismo religioso vai muito além de uma oportunidade de geração de renda, envolvendo especialmente a espiritualidade das pessoas. “É um momento de cada um se encontrar com sua origem, com a fé, com o que há de mais puro nas pessoas”, disse, salientando que o congresso representa também a oportunidade de manter contato com representantes de diversos países e culturas. “Apucarana está acolhendo todos, respeitando as diferenças, gerando democracia e pluralidade. É um momento também de viver Apucarana, de a cidade mostrar suas potencialidades, seu clima e os roteiros turísticos que estão se consolidando”, completa.

Para o deputado federal André Vargas, o turismo religioso transcende a materialidade, ajuda a resgatar valores fundamentais e leva o conceito de sustentabilidade também para o campo espiritual. “Vamos talvez voltar um pouco atrás, definindo caminhos sustentáveis para as nossas vidas, mais saudáveis e que nos façam felizes. Este evento não é importante apenas para Apucarana, mas para o Paraná, o Brasil e o mundo”, frisa.

O vice-prefeito de Apucarana e diretor-presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Apucarana (Idepplan), Júnior da Femac, lembra que Apucarana disputou com Belo Horizonte para ser a sede da 10ª edição do evento. “Apucarana foi a escolhida e estamos aqui para discutir oportunidades de desenvolvimento das diversas regiões. As pessoas estão buscando algo diferente, espiritual e que dê sentido à vida”, afirmou, citando que 25 milhões de brasileiros buscam anualmente destinos turísticos religiosos dentro e fora do País.

TRANSFORMAÇÃO

Uma das preocupações é não tratar o turismo religioso meramente como um negócio, mas uma oportunidade de transformação das pessoas e da sociedade. “Não deve ser apenas trazer as pessoas a templos religiosos com o objetivo de visitação ou para registros através de fotos, mas uma forma de também tornar as pessoas melhores e de levar mais paz à sociedade”, ponderou Gamal Oumairi, diretor da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná.

Conforme Dorival Simões, presidente do Conselho Mediúnico do Brasil (Cebras), é preciso criar uma mentalidade de valorização do ser humano. “São construídos parques, praças e estradas, mas é preciso também pensar nas pessoas e como elas vão usar tudo isso, buscando envolver em tudo a fé, religiosidade e o amor ao próximo”, ilustra.

Devido a dificuldades com o idioma, o representante da Opera Romana Pellegrinaggi, do Vaticano, frei Marcelo Méndez, foi breve em seu pronunciamento. “Estou muito feliz por estar aqui, de participar dos trabalhos para encontrar soluções dignas para os seres humanos. Esperamos dar frutos que possam servir a todos”, disse, em português.

PALESTRAS

A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo padre Carlos Alberto Chiquim, presidente da Associação Inter-religiosa de Educação (Asssintec) e teve como tema “Fundamentos e Dimensões do Turismo Religioso”. Na sequência, Sylvio Fausto Gil, vice-presidente da Assintec, falou sobre Lugares Sagrados de Peregrinação e Turismo. O mesmo assunto foi tema de palestra de Dorival Simões, presidente do Cebras, e do pastor apucaranense José Marcos Antunes, que falou representando as igrejas evangélicas.

À tarde, estão previstas palestras com Marconi Flach, presidente do Instituto Iguassu Misiones (Rio Grande do Sul), Gustavo Loza, coordenador de turismo religioso em Córdoba (Argentina), Ana Belén Espinoza, da senatur do Paraguai, Luiz Ernesto Brambatti (Curitiba), Santiago Cano, presidente da Empreendimentos Turísticos do Mercosur (Argentina) e Leonardo Boto, do Instituto de Promoção Turística Internacional da Argentina. Confira a programação completa no hotsite do evento (www.congresso.apucarana.pr.gov.br)

O 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável é uma realização da Pastoral do Turismo do Brasil e da Fundação Cultural e Turismo da Prefeitura de Apucarana, com apoio da Associação Inter-Religiosa de Educação (ASSINTEC), Sistema Fecomércio/PR e Governo do Paraná.

Publicações Recomendadas