O ensino público municipal avançou muito nos últimos quatro anos. E não é apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que subiu de 6,5 em 2013 para 7,0 em 2015, que tem demonstrado isso.

A Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira divulgaram, na última semana, os resultados da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Esse ano, 4.110 alunos da rede municipal de ensino apucaranense participaram da prova, que foi aplicada no dia 13 de maio, e 818 conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze.

Comparado com o primeiro ano que se tem registro, o número de condecorados triplicou. Em 2014, cerca de 3.500 crianças da rede municipal participaram da prova e, destes, 247 se destacaram com notas superiores a 9,0. Já em 2015, o número de participantes foi de aproximadamente 6 mil, enquanto que as medalhas conquistadas totalizaram 412.

“Nós incentivamos nossos alunos a participarem de concursos como esse porque acreditamos que eles ampliam os horizontes das crianças e estimulam a sede por conhecimentos. E os resultados têm sido maravilhosos, com alunos brilhando nas mais diversas áreas,” afirmou a Superintendente Pedagógica da Autarquia Municipal de Educação, professora Neuzeli Lima.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição aberta aos alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e todas as séries do Ensino Médio. As provas são constituídas de 7 questões de astronomia e 3 de astronáutica.

A prova é dividida em: nível 1 (destinado aos alunos do 1º ao 3º ano); nível 2 (4º e 5º ano); nível 3 (6º ao 9º ano); e nível 4 (Ensino Médio).

Apenas os alunos do 3º ao 9º ano de 36 escolas municipais apucaranenses participaram da OBA em 2016. Eles conquistaram 326 medalhas de ouro, 170 de prata e 299 de bronze. “No ano passado, nós permitimos que crianças menores também se inscrevessem, mas percebemos que eles tiveram dificuldades por ainda estarem em processo de alfabetização,” acrescentou a coordenadora pedagógica da AME para a área de ciências, professora Sandra Andréia Mincachi da Silva.

A entrega das medalhas aos alunos será realizada nos próximos dias, em evento que contará com a presença dos pais e amigos das crianças, além do prefeito Beto Preto e da secretária municipal de educação Marli Fernandes. “O objetivo da cerimônia é valorizar o esforço dos alunos e contribuir para a sua autoestima,” completou professora Neuzeli.

Olimpíada de Língua Portuguesa – Recentemente, duas alunas da rede municipal apucaranense também se classificaram na quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Bianca Pereira de Freitas, da Escola Vereador José Ramos de Oliveira, e Maria Eloisa Esteves Teixeira, da Escola Mateus Leme, participaram respectivamente com os poemas “O lugar onde eu moro” e “Os parques da minha cidade” e foram classificadas para a etapa estadual da competição.

Esse ano, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve como tema “O lugar onde vivo”.