O prefeito Junior da Femac, a secretária de educação Marli Fernandes e a secretária de cultura Maria Agar Borba Ferreira estiveram, na tarde de ontem (26/8), na casa da aluna Júlia Nogueira Floriano (11 anos), no Núcleo Adriano Correia. Eles foram entregar um certificado de honra ao mérito e um presente à adolescente, que está entre os premiados no 2º Concurso Paranaense de Desenho.

Promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio do Centro Juvenil de Artes Plásticas, o concurso teve a participação de quase 850 estudantes, com idades entre 8 e 17 anos, de escolas públicas ou privadas de todas as regiões. A proposta era que eles interpretassem e desenhassem Lugares do Paraná.

“Eu desenhei o Parque da Raposa porque é um local que gosto muito de visitar. Depois que foi reformado, o lugar ficou ainda mais gostoso. No futuro, eu penso em fazer faculdade de Design de Modas e um intercâmbio na França, para aprender mais sobre arte e também uma nova língua,” afirmou a aluna premiada.

O prefeito Junior da Femac parabenizou a estudante e os pais dela, que incentivam fortemente a filha a perseguir seus sonhos. “Pelos desenhos que vocês me mostraram, posso ver que a Júlia possui muito talento e certamente terá um futuro brilhante. Apucarana oferta excelentes cursos superiores de Design de Modas e de Engenharia Têxtil, por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,” lembrou o gestor.

Até o ano passado, quando foi realizado o 2º Concurso Paranaense de Desenho, Júlia Nogueira Floriano estava matriculada na Escola Municipal Plácido de Castro. “Nós temos muitos alunos promissores e procuramos sempre incentivá-los a participar de projetos e olimpíadas nas suas áreas de interesse. No 1º Concurso Paranaense de Desenho, em 2019, outros dois alunos da nossa rede foram premiados: a Ana Gabriella Mota do Carmo, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, e o Guilherme Torresan de Oliveira, da Escola Municipal Augusto Weyand,” disse a secretária de educação, Marli Fernandes.

Júlia Nogueira Floriano também é aluna da Escola Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística. “Ela é uma adolescente que possui aptidão para múltiplas formas de arte. Com o avanço da vacinação e a redução significativa dos casos de Covid-19 em Apucarana, nós devemos retomar nos próximos dias as atividades da Escola Municipal de Dança,” adiantou a secretária Maria Agar Borba Ferreira.

A produção artística de Júlia Nogueira Floriano ficou entre os vinte desenhos selecionados pela comissão julgadora, na Categoria Infantil, do 2º Concurso Paranaense de Desenho. A estudante é filha de Carlos André Floriano e Rafaela Nogueira Floriano, além de irmã da pequena Luísa.