O paulista Altobeli Santos da Silva, de 27 anos, da cidade de Catanduvas, mas que corre pelo Clube ASA de São Caetano, quebrou a hegemonia dos africanos na 55ª Prova Pedestre 28 de janeiro. A última vitória de um brasileiro na tradicional prova rústica de Apucarana foi em 2011, com Clodoaldo Silva-SP.
De lá para cá, só deu quenianos e tanzanianos na “28”, corrida que é comemorativa ao aniversário do Município, e que detém um renome nacional e até internacional, atraindo competidores de elite do pedestrianismo.
A vitória de Altobeli foi incontestável, tomando a dianteira desde os primeiros metros do percurso. No início ele dividiu a liderança com o queniano Mathew Cheboi (bi-campeão da prova) e com tanzaniano Nelson Mbuya. Mas logo o atleta paulista mostrou que veio mesmo para ganhar a corrida, e abriu uma grande vantagem sobre os adversários diretos.
Altobeli cruzou a linha de chegada com o tempo de trinta minutos e dois segundos, com quase duzentos metros à frente do segundo colocado. Sem demonstrar exaustão e com um ritmo muito forte, Altobeli venceu com folga sob os aplausos de um público estimado em 30 mil pessoas, sendo a maioria concentrado na Praça Rui Barbosa.
O paulista é integrante da Seleção Brasileira de Atletismo e, na Olimpíada do Rio de Janeiro, foi finalista da prova dos 3 mil metros com obstáculos, conquistando o 11º lugar. Ele havia disputado a Prova 28 de Janeiro em 2015, quando ficou em terceiro lugar.
“Me preparei muito bem para essa prova, mas confesso que o apoio do público nas ruas, gritando Brasil, Brasil, foi muito marcante e me ajudou a vencer”, comentou Altobeli. Ele parabenizou o nível de organização da prova e a qualidade dos competidores. “Estou honrado por colocar meu nome na história desta prova que é uma das mais importantes do País”, destacou o campeão.
FEMININO – Na prova feminina a vitória ficou com a tanzaniana Failuna Matanga que, com seus 25 anos, ainda mantém uma fisionomia de criança. A atleta com apenas um metro e cinqüenta de altura e bastante esguia, surpreendeu as adversárias com uma velocidade constante, abrindo trinta segundos de vantagem sobre a segunda colocada, a também tanzaniana Emmaculate Jebet.
Ao final da prova, o prefeito Beto Preto cumprimentou o grande público e os competidores, agradecendo pela colaboração no evento. “A corrida é parte integrante da programação comemorativa ao aniversário de 73 anos de Apucarana e, felizmente, mais uma vez tivemos sucesso absoluto na organização”, avaliou o prefeito.
A cerimônia de premiação contou com as presenças do prefeito Beto Preto, vice-prefeito Junior da Femac, do Tenente-coronel, José Luiz Barbosa Deina, comandante do 30º BIMEC; do comandante do Corpo de Bombeiros, Major Hemerson Saqueta; presidente da Câmara, Mauro Bertoli; vereadores Lucas Leugi e Gentil Pereira; e o gerente geral da Caixa econômica Federal, em Apucarana, Claudinei Peres.
RESULTADOS:
10 KM – MASCULINO
1º lugar – Altobeli Santos da Silva (ASA São Caetano-SP), 30M02S
2º lugar – Nelson Priva Mbuya (Fila/Bioleve/Coquinho – Tanzânia), 30M38S
3º lugar – Paulo Alves dos Santos (avulso), 30M54S
4º lugar – Mathew Kiptoo Cheboi (Fila/Bioleve/Coquinho – Quênia), 31M04S
5º lugar – Cezidio Neto (Acorremar/Caixa), 31M18S
10 KM FEMININO
1º lugar – Failuna Abdi Matanga (Luasa Sports/Caixa – Tanzânia), 33M44S
2º lugar – Emmaculate Jebet (Fila/Bioleve/coquinho – Tanzânia)m, 34M14S
3º lugar – Shewayne Wolde Woldemeskel (Fila/bioleve/Coquinho – Tanzânia), 34M38S
4º lugar – Marcela Cristina Gomez Cordeiro (Cruzeiro – Belo Horizonte-MG), 34M50S
5º lugar – Joziane da Silva Cardoso (Pé de vento-Caixa – Rio de Janeiro), 35M36S
5 KM MASCULINO
1º lugar – Luiz Gustavo Elguer, Cascavel
2º lugar – Marcelo Barbosa de Souza, Maringá
3º lugar – Tauan Tiago Depieri, Maringá
5 KM FEMININO
1º lugar – Franciele Maria de Oliveira Silva, Astorga
2º lugar – Karen Sabrina Pires, Mandaguari
3º lugar – Renata Moreno, Ibiporã
Melhores de Apucarana nos 10 KM
Masculino – Ronaldo Willian de Paiva, Davi Vital da silva, Rosângelo de Paulo de Souza, Edvaldo de França, Valmir Pedro da Silva, Antônio Marcos dos Santos, Thiago Chagas, Natan Salvador Matias Allan Jhones de Oliveira Dias Piva e Eber Donizetti Goulart.
Feminino – Rosiane Cristina Bolonhezi, Daniela de Oliveira Lopes, Renata Caroline Campideli, Elaine Aparecida Vitor, Renata Paula de Souza Rosini, Vanessa Ferreira, Elaine de Castro, Angelica Aguiar frias, Priscila Rodrigues da Luz e Lair de Oliveira.
VINTEOITINHA
Sub 10 masculino
1º lugar – Renan Oliveira – Cândido Mota
2º lugar – Pedro Henrique Martins – Cândido Mota
3º lugar – Renan Nascimento Andrade – Cândido Mota
Sub 10 feminino
1º lugar – Isadora Santos – Mandaguari
2º lugar – Isadora de Oliveira – Colorado
3º lugar – Lara Ribeiro – Cândido Mora
Sub 13 masculino
1º lugar – Douglas Maia – Maringá
2º lugar – Bruno Jaque – Rancharia (SP)
3º lugar – Breno Jaque – Rancharia (SP)
Sub 13 feminino
1º lugar – Grazi de Oliveira – Cândido Mota
2º lugar – Vitória Santos – Mandaguari
3º lugar – Isabele Câmara – Cândido Mota
Sub 15 masculino
1º lugar – Pedro Tombelin – Cornélio Procópio
2º lugar – Luiz Guilherme de Souza – Cândido Mota
3º lugar – Caio Conceição – Rinópolis (SP)
Sub 15 feminino
1º lugar – Camile Temporini – Colorado
2º lugar – Bruna Maia – Sarandi
3º lugar – Mithiely Gabriela – Mandaguari
Sub 17 masculino
1º lugar – Jeremias – Maringá
2º lugar – Wesley Souza – Mandaguari
3º lugar – João Vitor Brito – Londrina
Sub 17 feminino
1º lugar – Débora Dias – Londrina
2º lugar – Bianca Santos – Cândido Mota
3º lugar – Keila Oliveira – Cândido Mota