Os 72 produtores inscritos no Programa Terra Forte terão à disposição mais 600 toneladas de calcário, adquiridas pelo Município ao valor de R$ 50 mil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31/07) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. Entregue pela empresa vencedora da licitação, o  insumo já chegou em Apucarana e a distribuição deverá começar a partir da semana que vem.
Beto Preto explica que, num primeiro momento, o calcário é repassado gratuitamente aos produtores, que pagarão posteriormente pelo benefício através do sistema de equivalência-produto. “O calcário será pago com produtos, destinados à alimentação escolar na rede municipal de ensino e também a programas sociais. Desde que o programa foi implantado, já recebemos 53 toneladas de produtos e temos ainda a receber outras 72 toneladas”, ressalta o prefeito de Apucarana.
O secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, afirma que o calcário é muito importante para corrigir a acidez do solo, contribuindo para melhorar a produtividade. “Serão repassadas até 10 toneladas de calcário calcítico por produtor, lembrando que a prioridade é atender os agricultores familiares que possuem propriedades de até quatro módulos fiscais, ou seja, menos de 25 alqueires”, explica Porto.
A nova remessa, conforme Porto, será repassada somente para os produtores que já fizeram o pagamento em produtos de insumos distribuídos em anos anteriores. “O produtor paga com chuchu, mandioca, abobrinha e frutas. Enfim, parte do que ele produz na propriedade é entregue para o Município em forma de contrapartida pelo benefício recebido”, esclarece.
O secretário salienta que uma das principais ações do Programa Terra Forte é a fruticultura. “Já distribuímos oito variedades de frutas, que são a uva, figo, maracujá, morango, banana, caqui, goiaba e a manga. E nos próximos dias, também estaremos distribuindo aos produtores interessados 2.100 mudas de atemoia e 2.400 de abacate”, anuncia.

Publicações Recomendadas