Agentes de saúde e de endemias aplaudiram nesta segunda-feira (08/07) a aprovação por unanimidade, em terceira e última votação, do Projeto de Lei Nº 76/2013. Ele garante a implantação imediata de um abono salarial de R$ 254,78 mensais para os 240 agentes de Apucarana. Com a medida, o ganho da categoria sobe para R$ 950.
“Trata-se de uma reivindicação antiga dos agentes que observavam este repasse sendo feito em outros municípios, mas que não era cumprido em Apucarana”, afirmou Denise Ramos Carletti, que estava no plenário da Câmara, junto com cerca de trinta agentes, aplaudiu de pé a aprovação do projeto de autoria do prefeito Beto Preto.
Segundo o prefeito, que cumpria agenda em Brasília, o programa que prevê a atuação dos agentes foi criado por ele, em 1998. “A partir de agora, os agentes irão assumir também o papel de mobilizadores sociais e serão capacitados já neste segundo semestre para ações conjuntas com as áreas de assistência social e de educação”, revelou.
Outra agente de saúde, Conceição Aparecida Acedo Debrassi, lembrou que tentaram negociar com o ex-prefeito João Carlos de Oliveira, mas sequer foram recebidos. “Ele dizia que parte do dinheiro que vinha do Governo Federal era para custear as mochilas e uniformes dos agentes”, recorda ela, acrescentando que Beto Preto assumiu o compromisso de pagar essa diferença e já está cumprindo.