Desde ontem (terça-feira – 29/01) a Agência do Trabalhador de Apucarana está atendendo ao público em horário integral. Por determinação do prefeito Beto Preto (PT), o órgão funcionará ininterruptamente de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ligada ao Sistema Nacional de Empregos (SINE), do Governo Federal, em parceria com o Governo do Paraná e Prefeitura de Apucarana, a agência é responsável entre outros serviços pela captação de vagas de emprego, intermediação de mão de obra, promoção de cursos de capacitação do trabalhador e liberação do benefício seguro-desemprego. Segundo o novo gerente da agência, advogado Lucas Leugi, o horário antigo – onde o prédio permanecia fechado das 11 às 13 horas – além de grande fila, ocasionava descontentamento dos usuários e uma sobrecarga desnecessária aos atendentes.

“Para dar entrada no seguro, as pessoas antes precisam passar pela Caixa Econômica Federal para ver questões ligadas ao FGTS. Assim, começam à chegar em nossa agência por volta das 11 horas, quando a encontravam fechada, tendo que esperar a reabertura por duas horas. Com esta medida simples, onde promovemos um novo escalonamento de almoço entre os funcionários, privilegiamos o nosso público alvo e a nossa maior prioridade de gestão, que é a excelência no atendimento”, explicou Lucas.

A pouco mais de uma semana no cargo, ele já traçou um diagnóstico da estrutura e dos trabalhos da Agência do Trabalhador. “Já oficiei ao prefeito Beto Preto um panorama do que encontramos”, comunica. De acordo com ele, a agência hoje não conta com veículo próprio. “Por falta de iniciativa ou interesse da gerência anterior, por exemplo, perdemos o nosso carro para um outro município. Também perdemos vários cursos de capacitação, tanto direcionados para os trabalhadores, quanto para os nossos servidores, já que Apucarana foi contemplada com uma telessala, os equipamentos foram todos entregues, mas a chefia passada não teve a iniciativa de solicitar a instalação do sistema que, na modalidade vídeo-aula, contaria com um tutor presencial”, lamenta o novo gerente.

Uma reunião agendada para o início de fevereiro com o chefe do Escritório Regional de Londrina da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Álvaro Aparecido Marques, esclarece Lucas, deverá dar andamento a uma série de melhorias para a agência apucaranense.

Com a conquista de um veículo, a Agência do Trabalhador de Apucarana vai estar ainda mais próxima do empresariado. “Temos no nosso planejamento o contato permanente com os empresários. Queremos estreitar o elo com as empresas, para que possamos cada vez mais promover a inserção das pessoas no mercado de trabalho e atender às necessidades da nossa cadeia produtiva”, disse Lucas.

Serviço – A Agência do Trabalhador de Apucarana fica na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376/3423-5266 ou pelo e-mail agapucarana@sets.pr.gov.br.

Publicações Recomendadas