Mais de 500 idosas, integrantes dos 35 Grupos Conviver e do programa Centro Dia, iniciativas dentro dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e de inclusão social dos membros da terceira idade, participaram nesta sexta-feira (09/05), no Espaço Festa Ação e Lazer, de um evento organizado pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana em homenagem ao Dia das Mães.
O momento de confraternização contou com a presença do prefeito Beto Preto (PT), da primeira-dama Adriana Gonçalves, da secretária da pasta social, Márcia Regina de Sousa, e do Deputado Estadual Ênio Verri (PT/PR). “Domingo é o Dia das Mães e não poderíamos deixar de comparecer para saudar a todas vocês, que neste ato representam todas as mães apucaranenses, e desejar que Deus continue abençoando ricamente a vida de cada uma e de suas famílias”, disse Beto, destacando estar acompanhado de sua esposa, Adriana, “que é mãe do Pedro e da Cecília, nossos filhos gêmeos”, destacou.
Na ocasião, o prefeito também agradeceu a presença do Deputado Ênio Verri. “Ele é um companheiro que tem ajudado muito Apucarana em Curitiba e em Brasília. Costumo dizer que tem a caneta forte, auxiliando-nos na conquista de muitas obras, como por exemplo os asfaltos do PAC 2, que vão contemplar bairros como o Ouro Verde, Sanches dos Santos, Vila Reis, Novo Horizonte, entre outros. Mais uma vez quero dizer que estou muito agradecido pelo seu trabalho por Apucarana”, revelou Beto.
Membro do Grupo Conviver do Bairro da Igrejinha, Nadir Lopes declarou estar muito emocionada com a homenagem da prefeitura e aproveitou para desejar, em nome do grupo, um feliz Dia das Mães. “Muito boa esta festa, a gente se sente reconhecida. Que Deus possa dar muita saúde e paz para todas as mães de Apucarana”, disse a aposentada que é mãe de seis filhos, sendo um deles adotivo.
Ao fazer uso da palavra, Ênio Verri retribuiu o acolhimento do prefeito e destacou sua ligação com Apucarana. “A Família Verri é de Apucarana (Pirapó) e durante muitos anos fui professor na Fecea. Hoje sou professor na UEM. Por isto tenho grande prazer em estar aqui nesta festa especial e dizer da importância deste tipo de evento em um país como o nosso, em desenvolvimento, que na sua essência demonstra respeito à experiência das pessoas. Imaginem se ouvíssemos mais os idosos antes das decisões, quanto menos erraríamos? Ouvir aqueles que já viveram mais, sabem mais, permitiria que errássemos cada vez menos”, pontuou o deputado.
Alfabetização – O prefeito Beto Preto aproveitou a reunião para divulgar a Campanha “Apucarana Alfabetizada”. Uma iniciativa da Autarquia Municipal de Educação (AME), juntamente com as secretarias da Mulher e Assuntos da Família e Assistência Social, que visa erradicar o analfabetismo no município. “Estamos em mobilização para garantirmos o direito das pessoas de terem acesso à cidadania. Saber ler aquilo que está assinando é cidadania. E para o sucesso desta campanha contamos muito com todos os membros dos Grupos Conviver, que vivem nos bairros e sabem quem ainda não sabe ler. Peço que conversem com esta pessoa, a tragam para o grupo da assistência social, a levem para a escola mais próxima. Vamos unir forças com a prefeitura para transformar a vida destas pessoas”, concluiu Beto.
Ao parabenizar a iniciativa apucaranense, o Deputado Estadual Ênio Verri foi bastante aplaudido ao sugerir argumentos para atrair os jovens e adultos ainda analfabetos para as aulas. “Vocês devem falar que a partir dos estudos eles vão conseguir ler não só documentos como a bula do remédio, mas sobretudo poder ler a Bíblia. Além de ouvir a palavra de Deus através do pastor ou do padre da comunidade, poderão ler eles próprios, aprofundando-se ainda mais no conhecimento da Bíblia”, disse Verri, desejando um feliz Dia das Mães a todas presentes. “Domingo vou estar com a minha, mas não se esqueçam, Dia das Mães são todos os dias”, frisou.
Homenagens – Ao longo deste mês, diversos momentos de confraternização em homenagem às mães já foram realizados. O próximo acontece nesta terça-feira (13/05), a partir das 14 horas. “A atividade especial será na Rua São Leopoldo, em frente à UBS do Núcleo Djalma Mendes, onde serão homenageadas as mães de cinco grupos da terceira idade existentes no bairro e imediações”, convida Márcia Regina de Sousa, secretária da Assistência Social. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone 3425-1511.