A Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-Norte do Paraná conquistou nesta segunda-feira (03/09) uma sala junto ao complexo da Praça CEU (Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no Jardim América. A cessão oficial do espaço público foi confirmada nesta segunda-feira (03/09) pelo prefeito Beto Preto (PSD) e pela secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), professora Maria Agar Borba Ferreira, durante audiência com o presidente da academia, Afonso de Souza Cavalcanti e os acadêmicos professora Maria Inês Botelho e Dr. Rômulo Basso Preti.
“Recebemos da entidade a solicitação de cessão de um espaço próprio para um melhor acolhimento de suas atividades e indicamos a Praça CEU, local que foi prontamente aprovado. Ficamos muito felizes em poder estar contribuindo com a academia, que reúne acadêmicos de Apucarana e região. Faço votos de que possam ampliar ainda mais seus trabalhos a partir da nova instalação”, desejou o prefeito Beto Preto.
Em atividade há 18 anos, até então o grupo realiza atividades nas dependências da Facnopar. “Nossas reuniões acontecem todos os primeiros domingos de cada mês e a conquista de um local próprio e definitivo, para melhor acolhimento das nossas atividades, era uma necessidade. Agradecemos ao prefeito Beto Preto por este espaço. Com este ato comprova ser um legítimo defensor da cultura, do conhecimento e do crescimento intelectual dos apucaranenses”, relatou Afonso de Souza Cavalcanti, presidente da entidade.
Fundada em 27 de julho de 2000, a academia apucaranense é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do “Vernáculo e da Literatura” nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, bem como das “Artes e das Ciências”. “Somos uma entidade filantrópica a serviço do desenvolvimento cultural da região, do Paraná e do Brasil”, afirmou Afonso.
A localização privilegiada e a estrutura da Praça CEU foram enaltecidas pela secretária da Promatur. “Nossa equipe vai estar à disposição da academia nos dias de reunião para abrir o espaço, que está situado em local próximo ao centro, com facilidade de estacionamento e também em um prédio público idealizado para a propagação dos saberes, das artes”, pontuou professora Maria Agar.
Interessados em conhecer mais sobre os trabalhos literários, artísticos e científicos dos acadêmicos podem visitar a página oficial da entidade na rede social, através do endereço https://www.facebook.com/academiacentronorte.