A Prefeitura de Apucarana, por meio do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana, vinculado ao gabinete do prefeito, lançou nesta quarta-feira (03/07) o site Compra Apucarana, no endereço compra.apucarana.pr.gov.br, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (8) .
Com o slogan “Faça grandes negócios vendendo para o município de Apucarana”, a plataforma visa facilitar o acesso às informações e a participação das empresas, em especial as micro e pequenas, nos processos licitatórios da Prefeitura de Apucarana.
Com a participação de várias instituições e entidades integrantes do comitê gestor e ligadas ao setor produtivo da cidade, o lançamento do site compra.apucarana.pr.gov.br é mais uma iniciativa da atual gestão, visando ampliar o número de empresas locais vendendo seus produtos para o município.
“Incentivar e facilitar a participação de nossas empresas nos processos licitatórios é um trabalho que intensificamos desde 2019 e que tem apresentado ótimos resultados. Gastamos R$ 236 milhões em compras durante 2023 e conseguimos deixar metade destes recursos em Apucarana. Quando assumimos a prefeitura, esse percentual estava em torno de 30%. É dinheiro que fica na nossa economia, impulsionando o desenvolvimento de Apucarana”, argumenta o prefeito Junior da Femac.
ESCRITÓRIO DE COMPRAS – O presidente do comitê gestor e secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, informa que, em breve, o “Programa Compra Apucarana” irá garantir mais uma ferramenta facilitadora às empresas locais, para que participem das licitações do município.
Será o “Escritório de Compras”, localizado próximo da Sala do Empreendedor, ao lado da Prefeitura. “Nesta sala os micro e pequenos empresários terão à sua disposição servidores públicos para prestar toda orientação sobre como vender para prefeitura, garantindo mais empregos e renda aos apucaranenses”, destaca Estrope.
Neste local, em parceria com o Sebrae e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC), também serão disponibilizadas capacitações aos micro e pequenos empresários.
“Estamos intensificando nossas ações focadas no objetivo de fazer as empresas locais a se interessarem mais em participar de processos licitatórios do município”, enfatiza Estrope.
De acordo com levantamento apresentado no evento pelo consultor do Sebrae, Tiago Cunha, dos mais de R$1 bilhão gastos pela Prefeitura de Apucarana em compras – nos últimos 5 anos -, 53,90% foi com empresas locais. “Apucarana abriu 514 novas empresas no primeiro semestre deste ano”, destaca Cunha.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Wanderlei Faganello, citou a importância das duas novas iniciativas da Prefeitura, entre elas a criação de uma ferramenta para facilitar os fornecedores a participarem das licitações. “Todas as entidades envolvidas devem estar afinadas com o processo e vamos fomentar esse tipo de trabalho que prioriza a economia local”, frisou Faganello.
O evento teve a participação da secretária municipal da Fazenda, Sueli Pereira; do secretário municipal da Gestão Pública, Alexandre Possebom; vereador Rodrigo Lievore (Recife), representando a Câmara Municipal; superintendentes municipais; e representantes do Sebrae, Sivale, Sivana, ACIA, AMPEC, sindicato dos contabilistas, Senac e Senai, entre outras lideranças que integram instituições e entidades apucaranenses.