Amanhã (16), 22 das 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana ficarão abertas entre 8 e 17 horas para atender a população no Dia D Campanha Nacional de Multivacinação”. A multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Com a melhoria das coberturas vacinais é possível manter controladas, eliminadas e erradicadas as doenças imunopreveníveis no país.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, destaca a importância de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes levarem a caderneta de vacinação. “Assim os profissionais de saúde podem avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses que necessitam ser administradas para completar o esquema vacinal”, explica Kaneta, lembrando que o calendário nacional de vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e 5 para os adolescentes.
A Campanha Nacional de Multivacinação começou no dia 11 de setembro e segue até o próximo dia 22. O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, informa que das 28 Unidades Básicas de Saúde, apenas 6 não oferecem vacina tanto amanhã no Dia D, como nos dias regulares.  São UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.
Os seis postos de saúde que não oferecem vacina são aqueles que não possuem sala de vacinação e, consequentemente, não contam com estrutura de refrigeração adequada para armazenar as vacinas.
 

Publicações Recomendadas