Entidades de Apucarana ligadas direta e indiretamente ao trânsito deram início nesta terça-feira (23/04), em encontro no salão nobre da prefeitura, à organização da programação do Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como foco os pedestres, ciclistas e motociclistas, considerados a parte mais vulnerável no trânsito, e tema “Paz no trânsito começa por você”.

Segundo explica o superintendente da prefeitura e autoridade municipal de trânsito, Carlos Mendes, na reunião ficou definida que a abertura do “Maio Amarelo” vai acontecer no dia 4 de maio, na parte da manhã, em ato na Praça Rui Barbosa. “Neste encontro, onde tivemos a presença de várias instituições importantes, demos início à formatação do cronograma, que vai contar com eventos ao longo de todo o mês”, assinala Mendes.

O planejamento inicial, coordenado pela Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Inovação, contou com a participação de representantes do 11º Grupamento de Bombeiros (11º GB), do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), da 15º Circunscrição de Trânsito (15º Ciretran), da 16ª Regional de Saúde (16º RS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana e Região (Adefiap), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Associação Terra Brasil de Ciclistas de Apucarana, da Assessoria Especial de Segurança do Gabinete Municipal e de agentes municipais de trânsito.

Além das entidades presentes na primeira reunião, também devem estar envolvidas no “Maio Amarelo” a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Hemonúcleo e grupos de motociclistas. “Como aconteceu nas demais edições, teremos atividades de conscientização mais intensas aos sábados, sobretudo na área central de Apucarana”, enfatiza Carlos Mendes, autoridade municipal de trânsito. “Com foco nos mais vulneráveis, que são os pedestres, ciclistas e motociclistas, vamos trabalhar questões ligadas ao acalmamento no trânsito, repassando mensagens como da importância da pessoa sair mais cedo de casa para se deslocar ao trabalho”, exemplificou Mendes.

Outro objetivo é reforçar alertas sobre o risco do uso do celular durante o deslocamento. “Uma regra que é válida aos condutores e pedestres, pois é uma prática que tira a atenção e pode gerar riscos de envolvimento em sinistros de trânsito e atropelamentos”, diz Carlos Mendes, acentuando que as ações locais do movimento fazem parte de uma agenda internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. “O encerramento do “Maio Amarelo” em Apucarana vai acontecer no dia 25, também com mobilização na Praça Rui Barbosa”, finaliza Mendes, ressaltando que na gestão do prefeito Júnior da Femac as questões ligadas ao trânsito são tratadas com prioridade.

Movimento Maio Amarelo

O QUE É?
É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

POR QUE MAIO?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

OBJETIVO
Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades

POR QUE AMARELO?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Publicações Recomendadas