Existe algo melhor do que cheiro de café sendo torrado? Para os amantes da bebida, a resposta certamente é não. Na manhã de ontem (4/9), esse delicioso aroma invadiu a Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes.
Os alunos do 4º ano do ensino fundamental vão participar do concurso de redação da 13ª Festa do Café, que será realizada de 15 a 17 de setembro, no Distrito de Pirapó. “Nós fizemos a torrefação, a moagem e a degustação do café na escola para que as crianças ampliem seus conhecimentos e tenham mais facilidade na confecção dos textos. A maior parte delas não conhecia o processo,” explica a diretora Edna Aparecida Rosina Mansano.
Estudantes das 37 escolas da rede municipal devem inscrever redações no concurso da Festa do Café. “A cultura cafeeira foi fundamental para a colonização do norte do Paraná, conteúdo previsto no currículo do 4º ano. Por isso, pedimos aos professores que incentivassem seus alunos a participar da atividade,” afirma a secretária municipal de Educação, Marli Fernandes.
A Autarquia Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística também viabilizaram visitas ao Museu do Café para os alunos que vão participar da concorrência de textos. Os passeios começaram em junho e ainda estão em andamento.
“A visita ao Museu do Café foi incrível. Eu pude observar como foi o período da colonização de Apucarana e olhar de perto objetos usados pelos primeiros moradores, como o rastelo, a peneira, o torrador de café, o moinho e o que mais gostei foi o fogão à lenha,” disse a aluna Mariane Loana Ferreira Vitor, da Escola Municipal João Batista.
A estudante da Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire, Maria Eduarda Macedo Schulz, também aprovou a experiência. “Eu aprendi como era o modo de vida antigamente, os móveis, os objetos e as casas. Eu indico a quem nunca foi ao Museu do Café que faça uma visita e conheça todo esse patrimônio cultural,” indicou.