Os novos rumos dos serviços de assistência social foram discutidos nesta sexta-feira e sábado (ontem), no salão nobre do Colégio Glorinha, durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. Todos os segmentos organizados da sociedade civil apucaranense estiveram representados, totalizando cerca de duzentas pessoas.

Os resultados do evento representam um norteador para o trabalho que será desenvolvido nesta área nos próximos anos. “Discutimos aqui tudo que vai ser implantado de serviço de assistência social no nosso município. E o que é mais importante, são decisões tomadas com a participação de todos os segmentos da sociedade aqui representadas”, avalia o prefeito Beto Preto.

Para ele, a assistente social Telma Maranho, diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento social e Combate à Fome, deu uma aula de política nacional de assistência social. “Há possibilidade de avançar muito para garantir mais estrutura de atendimento e recursos para o setor”, ponderou Beto Preto.

Com o objetivo de buscar na base o que realmente a população espera e necessita de serviços de assistência social, foram realizadas cinco pré-conferências na área dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os eventos foram abertos à comunidade e seus segmentos representativos.

Todas as sugestões foram colocadas em votação nestes dois dias da conferência e as aprovadas serão levadas para a etapa regional da conferência. “Ficou definido aqui que Apucarana vai sediar a Conferência Regional de Assistência Social, prevista para agosto”, anunciou Marcia Regina de Sousa, secretária municipal de Assistência Social.

Ainda durante a conferência foram eleitos os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Assistência Social, para o biênio 2013/2015.

MDS anuncia Centro Pop e mais recursos

Outro destaque na programação da conferência foi a palestra proferida, na sexta-feira à noite, por Telma Maranho, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.“Ela nos trouxe informações e esclarecimentos sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que vão ser de grande valia na realização dos nossos trabalhos”, avaliou Marcia Regina.

O tema central da palestra foi o financiamento na efetivação do SUAS. Ela explicou que a assistência social terá que alcançar ao menos 5% de recursos para o setor dentro do orçamento. Atualmente, esse percentual é de 2,5%.

Telma Maranho disse que Apucarana já aderiu ao Porgrama de Erradicação do Trabalho Infantil (PET) e ao Projovem Adolescente, e que estão assegurados recursos federais para estas duas áreas.

“Até o final deste ano, os municípios com população acima de 100 mil habitantes, como Apucarana, irão receber um Centro Pop, que é uma estrutura adequada para atendimento da população de rua”, anunciou a representante do MDS, acrescentando ainda que o Centro Pop terá uma estrutura padronizada e que virão recursos para o custeio das atividades.

Publicações Recomendadas