O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de Apucarana, está ampliando a atuação para municípios da região. Após garantir o suprimento das entidades locais com produtos da agricultura familiar, o programa está levando o excedente da produção para cidades vizinhas. Nesta terça-feira (05/09), o prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou contrato de fornecimento para a Irmandade Santa Casa de Arapongas.
O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, da vereadora Márcia de Sousa, do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Alexsandro Ribeiro de Sousa, e da extensionista da Emater, Jandira Valmórbida.
Em Apucarana, o PAA já atende 12 entidades sociais, além de escolas e do Hospital da Providência. Para 2017, os recursos disponíveis são de R$ 496 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O valor é repassado para a Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Coocapi), entidade que participou da chamada pública e que faz a operacionalização da compra e pagamento dos produtos junto aos agricultores.
A secretária de assistência social afirma que os produtores, após conseguir suprir toda a demanda das entidades de Apucarana, agora estão estendendo o alcance. “O programa não tem um olhar focado somente em quem recebe os produtos, mas especialmente sobre o agricultor. Está havendo uma produção muito boa, que passará a ser direcionada também para entidades localizadas em municípios próximos”, explica Nazarko.
Conforme o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa é submetido a um controle social. “O conselho é intersetorial e promove reuniões mensais de acompanhamento e de avaliação. Apesar de o programa ser municipal, os recursos vêm do governo federal e por isso pode também atender entidades localizadas em outros municípios”, esclarece Alexsandro.
Atualmente, o PAA de Apucarana já fornece alimentos para o Hospital Regional de Jandaia do Sul, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jandaia do Sul. “Os agricultores de Apucarana vão também fornecer agora para a Irmandade Casa de Arapongas e nos próximos dias será assinado o contrato para fornecimento à Casa de Apoio Madre Leônia, de Londrina”, anuncia.