As seletivas da Mostra Paranaense de Dança 2013 estão na fase final e Apucarana receberá a última etapa regional do evento. Nos dias 06 e 07 de julho, os grupos inscritos se apresentarão no Cine Teatro Fênix em busca de uma vaga para a final que acontece em setembro, em Curitiba.
No sábado (06), as seletivas acontecem a partir das 20h e, no domingo (07), se iniciam às 18h. Os ingressos custam R$ 6 e estarão à venda no local duas horas antes de cada espetáculo. Além da apresentação dos grupos inscritos haverá a apresentação do trabalho “Paixão Arde Desejo Trai”, da companhia profissional EF Jazz Company, dirigida por Eliane Fetzer.
A cidade de Apucarana é muito importante para a realização das etapas da Mostra, pois está localizada em um local estratégico do norte do Paraná. “A região está muito bem representada, pois tivemos vários grupos inscritos não só de Apucarana, mas de Bandeirantes, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ibiporã, Londrina, Maringá, Nova Esperança, Paranavaí, Sarandi, Toleto e Vera Cruz do Oeste”, explica Simone Bönisch, uma das organizadoras da Mostra.
As cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, União da Vitória e Ponta Grossa já selecionaram os primeiros grupos para a final da Mostra 2013. Agora é a vez de Apucarana fechar a etapa das seletivas regionais.
A Mostra Paranaense de Dança 2013 é promovida pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e conta com o apoio de várias entidades, entre elas, a Prefeitura Municipal de Apucarana, por meio do Departamento de Cultura.
Grupos participantes da etapa Apucarana:
– dia 06 (sábado):Academia Edson Biage, Ballet Nara Dutra / Cia de Dança Erastos, Bailado Studio de Dança, Ballet Pavlova, Cia Claté de Dança, Companhia Flavia Oliveira Dança do Ventre, Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, Escola de Dança Primeiros Passos, Maktub Dança do Ventre, União Hip Hop Style;
– dia 07 (domingo):Ballet Fundação Educere, Ballet Intentus, Ballet Karina Rezende, Ballet Municipal de Apucarana, Cia de Dança Nara Carolina, Companhia Stephanye Tagua, Escola de Dança Amor é Vital, Grupo Cristiane Ferreira e Núcleo de Dança Daisa Poltronieri.
Oficinas
Em todas as etapas do interior do Paraná e na final, em Curitiba, serão ofertadas oficinas de aprimoramento técnico e artístico. A participação é condicionada à doação de latas e pacotes de leite em pó, que serão revertidos para entidades carentes. Em Apucarana, a Prefeitura ficará encarregada de distribuir as doações arrecadadas.
Conheça as oficinas
· Oficina de Balé Clássico, ministrada por Eunice Oliveira, dias 06 e 07/07 das 9h às 10h30, no Ballet Pavlova (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 1789);
· Oficina de Condicionamento Físico para Dança, ministrada por Wanderley Lopes, dia 06/07 das 11h às 12h30 e dia 07/07 das 9h às 10h30, no Ballet Pavlova (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 1789);
· Oficina de Dança Contemporânea, ministrada por Erickson de Oliveira, dia 06/07, das 11h às 12h30, na no Ballet Pavlova (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 1789);
· Oficina de Jazz, ministrada por Alexandre Rodrigues dos Santos Calerá, dia 07/07, das 11h às 12h30 no Palco do Cine Teatro Fênix.
Serviço
Datas e Horários: 06/07, às 20h e 07/07 às 18h.
Local: Cine Teatro Fênix (Avenida Curitiba, 1215, Centro)
Ingresso: R$ 6 (no local, duas horas antes de cada apresentação) Meia-entrada: Categorias previstas por lei, clientes CAIXA, associados do cartão Teatro Guaíra e inscritos na Mostra Paranaense de Dança 2013.
Ficha técnica
Produção: Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG.
Apoio: Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Galvão Locações, RDO Brasil, Prefeituras Municipais de Ponta Grossa, Apucarana, União da Vitória e Francisco Beltrão.
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) foi criada em 2007 com o intuito de dar mais visibilidade às ações realizadas pelos bailarinos, ex-bailarinos e todo o corpo técnico e artístico do Balé Teatro Guaíra (BTG). A ABABTG tem como foco a promoção da dança, principalmente no Estado do Paraná, e o estímulo para que o profissional se dedique e aprimore seus conhecimentos sobre a arte, visando às oportunidades de atuação após o encerramento de suas carreiras nos palcos.
A instituição também se preocupa com a formação e profissionalização de novos bailarinos, por isso realiza grandes eventos como a “Mostra Paranaense de Dança”, que acontece todos os anos no Paraná. Ações como essa oportunizam a revelação de novos talentos, a difusão e o fomento da dança, além da divulgação e valorização da profissão no país.
Presidida por Jorge Schneider e Simone Bönisch, a ABABTG é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental mantida pela realização de projetos culturais e por patrocinadores, apoiadores e parceiros que acreditam no trabalho da instituição e no desenvolvimento da sociedade por meio da arte e cultura.