Após um período de interrupção, o Programa Feira volta a funcionar nesta terça-feira (23). A retomada estava prevista para meados de fevereiro. “Em diálogo mantido com o secretário da agricultura, Gerson Canuto, decidimos pela antecipação do retorno das atividades. Isso devido à epidemia de dengue, considerando que o Feira Verde é muito importante pela troca de materiais recicláveis por cestas de hortifrutigranjeiros”, pontua o prefeito.
Junior da Femac lembra que essa medida integra uma série de ações desencadeadas pelo Município visando frear o avanço da dengue. Entre elas está o mutirão de coleta de materiais descartáveis que acumulam água como lixo, entulhos e inservíveis, que já passou por várias regiões da cidade.
Também se inclui neste contexto a Central de Atendimento da Dengue, que começa a funcionar nesta quarta-feira (24), no hall de entrada do Ginásio de Esportes Lagoão. A nova estrutura emergencial visa ampliar o atendimento da população – com consultórios médicos e aplicação de soro -, desafogando a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão.
Conforme destaca o prefeito, o Programa Feira Verde recolhe toneladas de materiais recicláveis, que são encaminhados para uma destinação correta à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). “Estamos retomando e intensificando o Feira Verde, que vem se somar a outras ações de enfrentamento da dengue”, frisa.
O secretário da Agricultura, Gerson Canuto, afirma que a equipe já tem um novo cronograma elaborado para o Feira Verde. “Vamos definir os bairros prioritários, tendo em vista a questão da dengue. Nesta terça-feira vamos fazer a troca de alimentos por recicláveis em quatro bairros. Pela manhã, estaremos na região do Dom Romeu Alberti, em dois locais. E, na parte da tarde, estaremos no Sanches dos Santos e no Mega Park”, informa Canuto, acrescentando que o restante do cronograma será definido na sequência e informado via imprensa e site da Prefeitura.