O atleta Edson Aparecido Emídio, da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana/30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), foi destaque nesse domingo (21/01) ao conquistar a primeira posição na Meia Maratona de Duque de Caxias-RJ, com o tempo de 1h06min.39. O segundo colocado foi Tiago Dantas dos Santos Silva, com Manoel Rafael conseguindo o terceiro lugar. Na categoria feminina a campeã foi à atleta Laura Manuela.

No final do ano passado, Edson havia conseguido a segunda colocação na 77ª edição da Corrida Pedestre São Silvestre em Avaré-SP e agora sobe no lugar mais alto do pódio na competição de Duque de Caxias.

“Estou muito feliz por vencer a minha primeira meia maratona do Rio de Janeiro e agora é seguir trabalhando com foco nos próximos objetivos”, frisa o jovem atleta, que já garantiu presença na corrida de 10 quilômetros na 61ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. A corrida de Apucarana que acontece no próximo sábado (27/01) quebrou o recorde de participantes. São 4.500 atletas inscritos, somando a “Vinteoitinha” e as provas de 5 e 10 quilômetros.

No ano passado na 60ª edição da Prova 28, Edson subiu ao pódio. Com o tempo de 31’41”, ele conseguiu um belo feito na tradicional corrida apucaranense, pois ficou em quinto lugar na classificação geral da corrida de 10 quilômetros.

“O Edson tem se destacado muito nos últimos anos, inclusive participando de competições fora do país. É um nome forte para a corrida de 10 quilômetros da Prova 28 e podendo com certeza chegar entre os melhores colocados em 2024”, destaca o secretário de Esportes, Tom Barros.

O primeiro colocado da “28” no ano passado foi o atleta Maxwell Rotich, de Uganda, com o tempo de 29’38”, seguido pelo tanzaniano Joseph Panga. Wendell Jerônimo Souza, do Mato Grosso, conseguiu a terceira posição e Carlos Henrique de Souza, de Paranavaí, terminou a prova na quarta colocação.

Essa foi à terceira participação de Edson na Prova Pedestre 28 de Janeiro. Em 2019, ele ficou em primeiro lugar da corrida de 5 quilômetros, com o tempo de 15’56”, enquanto obteve a segunda colocação na prova de 2020 pelo mesmo percurso. Naquela oportunidade, o vencedor foi Stanley Koech, do Quênia, com o tempo de 14’57”.

 

Publicações Recomendadas