Com recursos da Itaipu Binacional, a Prefeitura de Apucarana receberá um kit completo de equipamentos para o processamento de recicláveis e que será repassado para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19/01) pelo prefeito Junior da Femac, pelo deputado estadual Arilson Chiorato e por representantes da Itaipu Binacional.
Serão repassados caminhão, esteira de separação, prensas horizontal e vertical, mesa separadora, empilhadeira, sacos bag para transporte dos recicláveis e Equipamentos de Proteção Individual para os cooperados. “Além disso, os cooperados receberão por um ano assistência técnica para armazenamento e venda dos recicláveis”, completa Junior da Femac.
Junior da Femac afirma que os equipamentos vêm ao encontro do planejamento da administração, que é incentivar a expansão da Cocap. “Apucarana mantém o Feira Verde, um programa efetivo de sustentabilidade que é referência no Paraná. Além de incentivar a educação ambiental, o programa promove a troca de recicláveis por hortifrutigranjeiros, retirando a cada semana toneladas de resíduos do meio ambiente”, frisa Junior da Femac.
A liberação dos equipamentos aos municípios está sendo intermediada pelo deputado estadual Arilson Chiorato. “Serão repassados um kit completo para 50 municípios e ainda outros 31 municípios irão receber equipamentos de acordo com a necessidade”, afirma Chiorato, acrescentando que os recursos são liberados pela Itaipu através do programa que apoia ações de gestão dos resíduos sólidos e saneamento nos municípios.
Representando a Itaipu Binacional, estiveram em Apucarana Luciano Inácio, chefe de gabinete da diretoria de coordenação, e Newton Ricardo Almeida, chefe de gabinete da diretoria-geral. “Os equipamentos serão adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e serão entregues até o mês de maio”, informa Luciano Inácio.
Também estiveram presentes na reunião Milton Pereira, consultor técnico da Cocap e Gentil Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente, além do vereador Tiago Cordeiro de Lima e do superintendente municipal de Atenção Básica em Saúde, Odarlone Orente.