Mais de 300 pessoas assistiram ao concerto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar realizado em comemoração aos 163 anos da corporação, na noite deste domingo (20), no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. Foram apresentados 15 arranjos musicais, em mais de 2 horas de espetáculo, os quais versaram desde os temas clássicos até os mais modernos, sempre pautados na música popular brasileira.
“Foi um espetáculo muito emocionante que nos orgulha de ser policial militar. Tenho certeza que todos que assistiram à apresentação, saem daqui com mais energia para cada vez mais prestar o bom serviço à comunidade”, disse o Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana, tenente-coronel José Francisco Cardoso, ao avaliar o evento. Além disso, segundo o comandante, “Um fator importante é a congregação de toda a família miliciana com seus familiares, filhos, netos, amigos da Polícia Militar e todos da comunidade apucaranense provocada pelo concerto. É a integração também feita por meio da música”, completa o coronel.
O prefeito Beto Preto e sua família prestigiou a apresentação da orquestra.
A banda tem instrumentos de percussão – como flautins, flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, trompas e tubas – e instrumentos de base, entre eles, teclado, guitarra e contrabaixo. A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná foi oficialmente criada em 12 de março de 1857, mas efetivamente se constituiu em 7 de setembro de 1861, ao realizar sua primeira apresentação pública.