“Fomos recebidos por três ministros de Estado, na companhia do presidente da Câmara Federal e tratamos de questões de grande relevância para toda a sociedade e para o futuro de Apucarana.” A frase é do prefeito Beto Preto, ao fazer uma avaliação positiva das audiências mantidas nesta semana na capital federal.

A rodada de reuniões nos ministérios e também no Palácio do Planalto, na semana passada, teve a participação de uma comitiva de empresários apucaranenses. “Ao lado de representantes do nosso pólo de confecções, incluídos os patrões e empregados, fomos recebidos pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel”, lembrou o prefeito.

Beto Preto relata que a comitiva de Apucarana, foi oficializar um pedido de intervenção do Governo Federal, no sentido de criar salvaguardas para o boné brasileiro. “Nossas fábricas, responsáveis por cerca de 50% do mercado de bonés no País, estão enfrentando uma concorrência desleal dos asiáticos, que já ocupam uma fatia de 40% nas vendas”, informou ele.

O documento foi protocolado no MDIC pela presidente do Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí), empresária Maria Abgail Beira Fortuna. “Ao lado dela estava a presidente do Stivar (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região), Maria Leonora Batista”, destacou Beto Preto.

Ele lembrou a importância deste setor que é responsável por 18 mil empregos e que dá sustentável à economia de Apucarana. “As conversações com o ministro Pimentel e sua equipe técnica foi muito produtiva e acreditamos que irá surtir os efeitos desejados por empresários e trabalhadores”, avaliou.

Em Brasília, o prefeito foi recebido em audiência pelo Ministro da Aviação, Moreira Franco. “Entregamos a ele, pedido no sentido de incluir o Aeroporto Capitão João Bussi no plano de reestruturação de aeroportos regionais do Governo Federal, no qual já estão contemplados quinze municípios paranaenses”, revelou Beto Preto.

Outro contato considerado bastante produtivo pelo prefeito foi com o Ministro dos Transportes, o baiano César Borges. “Com ele tratamos de obter autorização para a construção de dois viadutos e uma trincheira, todos de transposição da linha férrea, no perímetro urbano de Apucarana”, relatou.

A comitiva de empresários, acompanhada de Beto Preto também foi recebida no Palácio do Planalto, no gabinete da Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, onde reforçou a reivindicação por salvaguardas ao boné brasileiro. “Tratamos ainda da definição do traçado da Ferrovia Norte-Sul”, assinalou.

Ainda em Brasília, segundo relata o prefeito, foram discutidos outros temas do interesse de Apucarana no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e na EBL (Empresa Brasileira de Logística).

Na Câmara Federal, o prefeito Beto Preto manteve reuniões com o deputado André Vargas – que nesta semana ocupava a presidência da Casa -, e com o deputado Abelardo Lupion. “Nos próximos dias devem surgir boas notícias para a cidade, inclusive a autorização de recursos para pavimentação asfáltica de um bairro”, concluiu ele.

Publicações Recomendadas