Acadêmicos do terceiro ano do curso de Turismo da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) desenvolvem desde o início deste mês um minucioso levantamento do município de Apucarana com ênfase no atendimento das necessidades de visitantes e turistas. O processo, que deve ser concluído até o final de julho e é coordenado pelas professoras Michele Leandro da Costa e Lorena Mancini, conta com apoio da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcat). “Este projeto é de grande importância para a cidade e vai culminar em um inventário do turismo que vai ser disponibilizado para o mundo através de um portal específico do Ministério do Turismo na internet”, destaca o prefeito Beto Preto (PT).

Durante o trabalho de campo, realizado por 16 acadêmicos, estão sendo visitados estabelecimentos diretamente ligados à atividade turística (meios de hospedagem, empreendimentos gastronômicos, de lazer, recreação, agências de viagens, atrativos), bem como aos equipamentos de apoio (bancos, correios,escolas, oficinas, farmácias, clínicas,supermercados, shopping, entre outros).

“Em alguns estabelecimentos percebemos que algumas pessoas ficam receosas em dar informações, por isto estamos contando com os meios de comunicação para informar a sociedade sobre a realização deste projeto. O questionário é bastante direto, com perguntas de respostas rápidas”, esclarece professora Lorena. Ele destaca que os acadêmicos se apresentam identificados com crachá da Fecea e ofício expedido pela instituição. “Na dúvida, a pessoa pode ligar para o nosso departamento para confirmar a identidade dos pesquisadores. O telefone é o 3420-5700”, comunica.

O diretor-presidente da Funcat, Ednei Mansano, reitera a relevância da iniciativa. “Quando pronto, o inventário será uma grande ferramenta para o nosso planejamento turístico, sem contar que através dele será possível angariarmos recursos junto ao Governo Federal para financiarmos a manutenção dos já existentes e realização de novos projetos no setor”, detalha.

Metodologia

Após concluído o trabalho de campo, os dados serão alimentados pelos acadêmicos em um sistema disponibilizado pelo Ministério do Turismo. “Trata-se de uma metodologia nova. Até então não havia nada padronizado, hoje o lançamento das informações é idêntico para todos os municípios do Brasil”, informa professora Lorena Mancini. Segundo ela, a partir desta etapa de cadastro, Apucarana conquista uma senha e a cidade fica ativa no sistema de inventários do portal. “Até serem efetivamente disponibilizados para consulta mundial, os dados vão passar por revisões por parte da nossa coordenadoria de projeto e da Funcat”, finaliza a professora.

Publicações Recomendadas