O general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, visitou nesta sexta-feira (21 de junho) o prefeito de Apucarana, Beto Preto. No encontro, ficou definido que Apucarana ganhará a Praça do Expedicionário, em homenagem aos brasileiros que combateram em campos da Europa durante a 2ª Guerra Mundial.
O general esteve acompanhado pelo tenente-coronel Marcio Luiz Passos Tibério, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), e pelo agropecuarista Oezir Marcello Kantor, que sugeriu a homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A visita de cortesia transformou-se numa reunião de trabalho, da qual também tomaram parte o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Sebastião Ferreira Martins, o Júnior da Femac, e o engenheiro Herivelto Moreno.
“Vamos atender a mais essa sugestão do Kantor, que pelas inúmeras contribuições que faz por Apucarana vai receber o título de cidadão honorário, através de uma iniciativa do vereador Deco (José Airton de Araújo). A Praça do Expedicionário será uma justa homenagem aos 25 mil jovens que foram enviados aos campos de batalha. A nossa equipe técnica vai agora identificar uma praça do município que possa ser adequada sem maiores custos, viabilizando assim a ideia”, frisou.
Beto Preto também destacou os laços que o general mantêm com Apucarana e a possibilidade de firmar novas parcerias com o Exército Brasileiro. “O general é paranaense, nasceu em União da Vitória, mas casou com sua esposa, a Josélia, em Apucarana, na Igreja Divino Espírito Santo, e batizou a sua primeira filha na Catedral Nossa Senhora de Lourdes”, lembra, citando que outros projetos em parceria já estão sendo discutidos com o comando do 30º BIMec, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).
O general Polsin, que já teve experiências em conflitos na Bósnia e no Haiti, assumiu a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em janeiro deste ano. São 9 organizações militares que estão subordinadas ao seu comando, entre as quais o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado. “Estamos em Apucarana realizando uma reunião de trabalho com os comandantes de todas essas unidades e com o Estado Maior da Brigada, que é formado por oficiais superiores”, explica.
O general comanda uma das brigadas de fronteira existentes no Brasil e destaca alguns projetos desenvolvidos, como o Sistema de Proteção das Fronteiras (Sisfron), o de Proteção das Estruturas Estratégicas Terrestres (Proteger), o Projeto Guarani (veículos blindados sobre rodas de fabricação nacional) e a transformação de todas as unidades da brigada de motorizadas para mecanizadas.
Conforme Polsin, todos esses projetos estão beneficiando o 30º BIMec e os investimentos serão ampliados nos próximos 2 anos. “A unidade de Apucarana já recebeu 8 veículos e virão mais 11. Também serão destinados para o Batalhão viaturas blindadas do Projeto Guarani, além de várias novas construções que serão feitas e que impactam a cidade, como pavilhões, garagens e alojamentos”, ressalta.