O prefeito Beto Preto participou hoje, em Londrina, de uma reunião de prefeitos em que o governador Beto Richa lançou vários programas do governo estadual para melhorar a infraestrutura dos municípios. O evento, realizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, também foi uma oportunidade para Beto Preto conversar com deputados e secretários do governo Richa.
O Secretário de Estadodo Desenvolvimento Urbano (SEDU),Ratinho Junior, por exemplo, comunicou a Beto do interesse do Governo do Estado em resolver o problema do Quarteirão da Cultura. “Ratinho disse que vai se empenhar em nos ajudar a acabar com a novela dessa obra paralisada há vários anos em nossa cidade. Teremos seu apoio para entregarmos este espaço tão importante para cultura de Apucarana. Agora vai”, afirma Beto Preto.
Na reunião com prefeitos em Londrina, Richa lançou um inovador programa para construção de calçadas nas cidades. A ação é inédita no país e será o maior investimento nesta área da história do estado. O objetivo é ampliar a segurança e a qualidade de vida das pessoas. Os primeiros beneficiados pela medida serão municípios pequenos e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que receberão recursos, a fundo perdido, para construírem calçadas.
Richa também anunciou a nova etapa do Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras. Serão disponibilizados recursos da Fomento Paraná para que as prefeituras possam renovar o maquinário. Outra iniciativa do governo para atender as prefeituras paranaenses é o novo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O governo estadual vai escalonar a taxa de juros para financiar projetos municipais. O custo será menor para os pequenos municípios.
Além disso, o governador formalizou o programa de combate à erosão urbana. Em uma das modalidades do programa, o governo repassa tubos de concreto para as prefeituras, que realizam as obras de instalação. Os tubos são fabricados em unidades industriais do Instituto Águas Paraná, que utiliza mão de obra de presos em regime semiaberto. Foi lançado também, o projeto Casa do Aconchego, destinado a pessoas que precisam se deslocar aos grandes centros urbanos em busca de atendimento médico. O projeto piloto será implantado em Londrina.