A Autarquia Municipal de Educação e a Autarquia Municipal de Saúde realizaram, na semana passada, a 1ª Mostra de Trabalhos do Programa Saúde na Escola (PSE) de Apucarana. O evento aconteceu, na manhã da última quinta-feira (28/9), na Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, no Núcleo Dom Romeu Alberti.
Instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido regularmente nos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da rede municipal de educação apucaranense. “Por meio das palestras e oficinas do PSE, os nossos estudantes aprendem conteúdos fundamentais sobre alimentação saudável, bons hábitos de higiene, a importância da prática de atividades físicas e a prevenção de doenças, como a Covid-19, a Gripe, a Dengue e outras,” disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
“O objetivo do PSE é desenvolver ações educativas que contribuam para a formação de atitudes e valores, não se limitando a fornecer informações, mas buscando também motivar as crianças a refletirem e terem autonomia para fazer boas escolhas.” acrescentou o secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega.
Durante a 1ª Mostra de Trabalhos do PSE, os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, da Autarquia Municipal de Saúde, promoveram oficinas alinhadas aos eixos temáticos da Saúde Bucal, Prevenção de Doenças Negligenciadas, Saúde Ambiental, Alimentação Saudável e Prevenção de Obesidade, contemplando os 560 estudantes da Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira.
Entre os profissionais que participaram da ação, estiveram cirurgiões-dentistas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas, com apoio dos respectivos tutores e dos professores da unidade de ensino.
“Eu parabenizo as equipes da Autarquia de Educação e da Autarquia de Saúde pela realização desta mostra e pelo desenvolvimento do Programa Saúde na Escola em todas as unidades de ensino da nossa rede. Apucarana recebeu recentemente o selo cidade educadora em consequência do seu projeto administrativo, que aposta na educação como ferramenta de transformação social e coloca-a no centro das suas políticas públicas,” afirmou o prefeito Junior da Femac.
Acompanharam também a 1ª Mostra de Trabalhos do Programa Saúde na Escola, o superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Odarlone Orente, o coordenadores municipais do PSE, Paulo Ourives e Vítor Bota, e membros da equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação.