O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), acompanhado do presidente em exercício da Câmara Federal, deputado André Vargas (PT), foi recebido em audiência na manhã desta terça-feira (18), em Brasília, pelo Ministro dos Transportes César Borges. No encontro, Vargas e Preto solicitaram o apoio do ministro para viabilizar obras de transposição da linha férrea no perímetro urbano de Apucarana.
Nos ofícios estão relacionados um viaduto na região do Núcleo João Paulo I e uma trincheira, junto à Rua Osvaldo Cruz. Também está incluso no pedido ao Ministério dos Transportes a autorização para a construção de mais um viaduto num ponto que ainda será definido, dependendo de estudos técnicos.“Buscamos a aprovação do Ministério dos Transportes para a construção de dois viadutos e uma trincheira (passagem por baixo dos trilhos), avaliados em cerca de R$ 4,5 milhões. Os recursos viriam de emendas ao orçamento da União, com contrapartida do Município”, explicou o prefeito.
CICLOVIA– Outra proposta visa a criação de uma ciclovia, numa extensão de 12 km, dentro da faixa de domínio da Rede Ferroviária Federal. A nova alternativa de transporte que Apucarana planeja criar dentro da margem lateral de 30 metros – junto aos trilhos -, pode contribuir de maneira eficiente no deslocamento dos trabalhadores de vários bairros.
O prefeito Beto Preto explicou ao ministro César Borges, que já haviam sido autorizados recursos para a construção do viaduto na região do João Paulo. “Infelizmente, não houve interesse da gestão anterior em viabilizar a obra, em decorrência do projeto que prevê a criação de um contorno ferroviário”, comentou.
Mesmo com a implantação de dois viadutos e uma trincheira, nada impede que, no futuro, seja viabilizado o contorno ferroviário. O prefeito Beto Preto diz que o atual traçado dos trilhos pode ser usado para o “Trem Pé Vermelho”, ou para criar uma avenida perimetral, interligando diversos bairros.
CONTORNO – O deputado federal André Vargas assinalou que ninguém é contra o contorno ferroviário. “Precisamos trabalhar dentro da realidade e reconhecer que a sua implantação é difícil, pois o custo já está estimado em R$ 270 milhões”, avaliou o presidente da Câmara Federal.
Vargas fez questão de lembrar que na década de 70 Londrina tirou os trilhos da cidade. “Hoje a cidade já está chegando próximo do novo traçado ferroviário”, completou, acrescentando que Maringá teve uma solução mais apropriada com o rebaixamento dos trilhos. O projeto do contorno de Apucarana, que custou R$ 2 milhões, foi concluído em 2012.
Diante das informações recebidas, o ministro César Borges anunciou que irá se reunir com a direção de ferrovias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para analisar o projeto de Apucarana.“A prioridade do governo são os grandes eixos logísticos do País e um contorno ferroviário não se encaixaria nesse contexto”, comentou César Borges.
O ministro disse prezar muito as informações que vêm do interior. “Reconheço o esforço do prefeito Beto Preto e tenha certeza de que as reivindicações de Apucarana, avalizadas pelo deputado André Vargas, serão analisadas com a devida importância”, concluiu o ministro César Borges.
Assista entrevista em vídeo com o prefeito de Apucarana