Dentro da programação da Campanha Setembro Amarelo em Apucarana, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), da Autarquia Municipal de Apucarana, promoveu hoje uma palestra com o tema prevenção ao suicídio, ministrada pela psiquiatra Karla Tatessuji. O evento ainda foi marcado por uma roda de conversa, também conduzida pela assistência social Ana Paula Araújo, atividade física de alongamento e um momento de confraternização.

Voltado para um público formado por alunos do curso técnico de enfermagem, pacientes e funcionários do município, o evento foi organizado pela equipe multiprofissional do CAPS AD. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o suicídio e sua prevenção”, afirma a psiquiatra Karla.

De acordo com Karla é alta a ocorrência de suicídio, sendo uma das maiores causas de morte mundial. A cada 40 segundos uma pessoa tenta o suicídio no mundo, com um aumento significativo na faixa etária de 15 anos a 29 anos.

“No CAPS AD realizamos um trabalho de atendimento de pessoas pelo uso de álcool e outras substâncias. Nosso público atinge pessoas maiores de 18 anos e lidamos com índices altos de tentativas de suicídio, depressão, além de outros transtornos psiquiátricos relacionados ao uso de álcool e drogas”, informa a psiquiatra.

A população de Apucarana tem uma equipe multidisciplinar no CAPS AD. São psiquiatras, psicólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social e pedagogos. Além das consultas, os atendimentos incluem grupo de terapia álcool e droga; grupo de artesanato, grupo de expressão verbal, grupo de música e grupo de horta e jardim. O CAPS AD está localizado na Rua Jamil Soni, 174, bairro 28 de Janeiro, próximo a Guarda Municipal.

Publicações Recomendadas