Duzentas e vinte e sete mulheres celebraram na noite desta terça-feira (01/08), em evento no Cine Teatro Fênix, a conclusão de uma formação profissional através do Centro de Oficinas da Mulher, iniciativa da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana que tem proporcionado, além do aprendizado técnico de uma profissão, o empoderamento e o protagonismo feminino.
A solenidade reuniu formandas de todos os cursos de capacitação realizados ao longo do primeiro semestre, contemplando as habilidades de cabeleireiro, depilação, design de sobrancelha, manicure/pedicure, costura moda, costura industrial, fabricação de tapetes, bolsas e bonecas, além do curso de Oratória. “A capacitação profissional e a geração de renda são pilares do funcionamento do Centro de Oficinas da Mulher, mas nossos cursos têm as mais variadas vertentes, sendo voltados tanto para a pessoa que quer se inserir no mercado de trabalho, quanto para aquela que quer ficar na sua casa, junto com seus filhos, contudo também produzindo, gerando renda, contribuindo com o orçamento familiar”, explicou Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família. Ela destaca ainda que ao longo do semestre, a escola itinerante de corte e costura, que funciona adaptada em um ônibus, ficou ancorada na APAE onde desenvolveu – em parceria com a APAE e a UTFPR – projeto com as mães dos alunos, ensinando a produção de roupas destinadas a crianças com necessidades especiais – Moda Inclusiva.
Os números do primeiro semestre confirmam o histórico positivo de formação do Centro de Oficinas da Mulher que, entre 2013 e 2016, se firmou como marco na oferta de cursos profissionalizantes na cidade. “Ao longo do período foram qualificadas aproximadamente duas mil mulheres, todas certificadas em variadas profissões nas áreas de beleza, costura e informática, abrindo oportunidade para todos e zelando com o nosso compromisso de gestão. Desde o início, em 2013, o prefeito nos apoiou muito e solicitou que levássemos o trabalho do centro de oficinas para os bairros e distritos. Hoje grande parte das mulheres capacitadas está inserida no mercado de trabalho ou montaram seus próprios empreendimentos”, relata a secretária Municipal.
Os cursos do segundo semestre já tiveram início nesta semana. “Além das mesmas oportunidades oferecidas na primeira metade do ano, inserimos no planejamento do novo semestre dois novos projetos. Em parceria com a Agência do Trabalhador serão realizadas capacitações para inserção no mercado de trabalho, como aulas de confecção de currículo, dicas para a entrevista de emprego, e também vamos oferecer formações que fomentem o empreendedorismo. Este trabalho será feito de forma individual, identificando em cada uma das alunas a sua vocação”, explicou Carolina Scarpelini, diretora do Centro de Oficinas da Mulher. Ela frisa que as atividades oferecidas no local visam atenção completa à mulher. “O empoderamento e o protagonismo feminino são construídos todos os dias. E é isso que temos procurado fazer, sempre com total apoio por parte do prefeito Beto Preto”, concluiu.
Entre as formandas, relato de conquistas que vão além do aprendizado profissional. “Foi muito importante para mim este curso, pois pude desenvolver um talento que eu achava que não tinha. Quando comecei tinha temor até em cortar o tecido, mas a professora estimula a gente bastante, é muito paciente, e eu fui pra frente. É o segundo curso que eu faço, no primeiro fiz um vestido, agora já fiz calça, bermuda pra mim, blusinhas, e cada peça que vocês faz é maravilhoso. Sinto-me muito bem”, disse Luci de Moraes.
A aluna Solange Ribeiro dos Santos, que fez os cursos de cabeleireira e oratória é outra que indica o Centro de Oficinas da Mulher. “A gente aprende muita coisa boa. Tudo foi ótimo, e para mim especialmente o curso de Oratória, que ensina a gente a ter auto-estima, a perder o medo de falar em público, que era uma coisa que eu tinha muito. Até para você procurar um emprego isso ajuda. A gente aprende a falar as frases certas É uma maravilha”, atestou Solange, salientando que vai procurar fazer outros cursos. “É uma oportunidade muito grande. Se a gente for procurar por aí é muito caro para fazer e no Centro de Oficinas da Mulher a prefeitura oferece todas essas oportunidades de graça. Até material tem, a pessoa só precisa levar a força e a coragem”, destacou Solange.