Os problemas que se repetem nos municípios levam gestores a dialogar em busca de soluções, compartilhando experiências. Apesar da diferença populacional, os municípios de Apucarana e Bom Jesus do Sul, município localizado no sudoeste do Estado, possuem desafios em comum, como a Educação em Tempo Integral e a ressocialização de egressos do sistema penitenciário.
Esses e outros assuntos municipalistas foram discutidos nesta quarta-feira (02/08) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, e pelo atual vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, que também foi prefeito daquele município que tem cerca de quatro mil habitantes. “Fui prefeito por três mandatos, sendo que por duas vezes como candidato único”, observa Deola.
O prefeito de Bom Jesus do Sul afirma que a educação integral foi implantada no município em 2010, abrangendo desde a educação infantil até o ensino do 1º ao 9º ano. “De todos os mandatos, esta ação é a que me deu mais satisfação e a que proporcionou grandes avanços. Os resultados são visíveis, sensação que é compartilhada pela comunidade escolar e também pela população”, frisa Deola.
Outro assunto debatido durante o encontro, ocorrido no gabinete do prefeito Beto Preto, é a aplicação de penas alternativas e a ressocialização de egressos do sistema penitenciário. Apucarana mantém o Patronato Municipal, enquanto na região sudoeste existe a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).
“A Apac realiza um trabalho diferenciado e temos interesse em conhecer detalhes desta ação, que ocorre na comarca de Barracão, a qual pertence Bom Jesus do Sul. Os problemas dos municípios são comuns e nós precisamos nos ajudar, aprendendo soluções que vêm do sudoeste ou de outro município do Paraná e também de outras regiões do País”, ressalta Beto Preto, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e 2º vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
O vice-prefeito de Bom Jesus do Sul esteve acompanhado no encontro por Joarez Lima Henrichs e Eudes Sippel, assessores da Confederação Nacional de Municípios. Também estiveram presentes as advogadas Cláudia Friggeri e Marijani Ribeiro, de Francisco Beltrão, e o secretário de Fazenda de Apucarana, Marcello Augusto Machado.