O coordenador do Procon de Apucarana, Robson de Souza Cruz, emitiu recomendações aos consumidores que deixaram para comprar o presente do parceiro em cima da hora. “O mês de junho é mais uma data importante para o comércio. Devido ao Dia dos Namorados, os lojistas fazem de tudo para atrair a atenção dos consumidores. Por isto é importante muita pesquisa e atenção na hora de concluir a compra”, destaca Robson.
Segundo ele, também se deve ter bastante cuidado com as condições de pagamento, bem como a qualidade e as condições de garantia ofertadas.
As flores estão entre as lembranças preferidas e, nessa época, devido ao aumento na procura, ocorre uma grande elevação de preços. Além disso, é preciso saber se a floricultura cobra pela entrega e quanto será essa taxa.
Se a opção do presente for por aparelhos celulares, é preciso verificar as diferenças entre as opções pré e pós-pago e os planos das operadoras. “É indispensável guardar todo o material publicitário – principalmente no caso dos aparelhos eletroeletrônicos – para facilitar a resolução de problemas, caso haja”, orienta o coordenador.
No caso de compras pela Internet, que acontece fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento no prazo de 07 dias contados do recebimento do produto.
A compra de perfumes e cosméticos exige maior atenção. É importante verificar a data de validade, os componentes do produto.
Produtos importados devem trazer as informações em português
Roupas e calçados são presentes também muito procurados, e o consumidor precisa ficar atento e verificar a possibilidade de troca e se isto for possível, as condições devem constar na nota fiscal.
Tamanho, cor e modelo não são considerados defeitos e a troca é uma liberalidade da empresa. Se houver parcelamento da compra, o consumidor precisa ser informado sobre os juros cobrados, o total à vista e a prazo, e o número de parcelas.
Caso o consumidor opte pelo pagamento com cartão de crédito, o preço não deve ser diferente daquele cobrado para pagamento à vista.
O prazo para reclamar de defeitos ou vícios aparentes e de fácil constatação, em produtos não duráveis, é de 30 dias, e para produtos duráveis, 90 dias.
Em toda relação de consumo é imprescindível que o consumidor exija a nota fiscal que é o comprovante válido da aquisição, da garantia e necessário para eventuais reclamações.
O Procon Apucarana funciona na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424, entre a prefeitura e o Lagoão. O contato de segunda a sexta-feira pode ser feito pelo 3425-2034. E-mail: procon@apucarana.pr.gov.br.